30 dias sem álcool e sem açúcar. Vai encarar?

texto por Rafael Leal e imagens por Guto Tarasiuk

No Shirt No ProblemTirar a camisa pode ser um terror para algumas pessoas. “Não quero mostrar a pança”, “Estou com pneuzinhos” e “Jamais! Isso é para quem tem corpo” são frases muito utilizadas quando se toca no assunto. Praia ou piscina, então, não pensar. Até mesmo para aqueles que malham bastante e praticam atividades físicas com frequência, mas, por algum motivo, as “gordurinhas” abdominais continuam ali.

Pensando nisso, a coach Tatiane Brusch, da CrossFit Barigui, lançou o desafio “No Shirt, No Problem”, que tem como objetivo fazer com que os alunos da box tenham ganho de autoestima e consigam perceber a importância da alimentação saudável nos treinos. Além, claro, de conquistar aquele abdômen sarado. São 30 dias sem álcool, sem açúcar e com uma dieta equilibrada e desenvolvida especialmente por uma nutricionista esportiva.

“É um grande desafio, principalmente para aqueles que não conseguem manter uma dieta saudável sem largar as bebidas alcoólicas e os doces, grandes vilões dos treinos. Mais do que o ganho estético, prezamos pela melhora no desempenho do aluno durante realização dos treinos diariamente. Queremos mostrar que é possível comer bem e obter resultados satisfatórios, sim”, explica Tatiane.

Além da dieta equilibrada, os participantes devem seguir uma série de exercícios diários montados pela própria coach, que é responsável por publicá-los nas redes sociais. São movimentos que trabalham bastante a força e a mobilidade da região abdominal. Os exercícios combinados com a dieta garantem resultados satisfatórios se realizados com compromisso e força de vontade.No Shirt_Guto Tarasiuk2

Esta é a segunda edição do “No Shirt, No Problem”, projeto realizado com os alunos das CrossFit Barigui. O sucesso da primeira vez foi tanto que, neste ano, o projeto foi aberto a não alunos, o que ganhou proporção ainda maior. “Tivemos pedidos de amigos de alunos e não pudemos negar por conta do volume. Eram muitas pessoas querendo ou emagrecer, melhorar a qualidade de vida ou definir o corpo além do abdômen”, diz a coach.

Desta vez o projeto foi dividido em duas categorias: Fitness, com orientações para quem deseja emagrecer, e RX, feito para quem quer definir o corpo. No início, todos os 103 participantes são avaliados pela equipe da CrossFit Barigui para, posteriormente, realizarem a medição dos resultados. No final, os vencedores de ambas as categorias recebem prêmios oferecidos pelos parceiros do projeto.

No ano passado, o aluno Igor Arthur Rayzel topou e foi o campeão do desafio. Em apenas 20 dias, o advogado perdeu 4,5 quilos e, em medidas corporais, reduziu 14,5 cm. “Foi bem complicado no início, mas depois a gente acostuma. Hoje consigo manter uma alimentação equilibrada e ver como isso reflete positivamente nos meus treinos. Fiquei feliz com o resultado do desafio e espero que outras pessoas também possam sair vitoriosas dele”, diz Rayzel.

Já na categoria feminina de 2015, a vencedora foi a aluna Mariane Sávio, que perdeu 6 quilos. Em medidas, teve 17 cm reduzidos entre quadril, cintura e abdômen.

ALIMENTAÇÃO

Além dos exercícios diários e da remoção do álcool e do açúcar da dieta, o participante do “No Shirt, No Problem” deve seguir uma dieta específica elaborada pela nutricionista Luciana Peixoto, parceira da CrossFit Barigui. Com base na filosofia da “Zone Diet” os competidores devem se alimentar com “blocos” (combinações) de proteína, carboidrato e gordura em todas as refeições.

No Shirt_Guto Tarasiuk“A ‘Zone Diet’ tem como princípio básico combinar Proteínas , Carboidratos e Gorduras – ácidos graxos essenciais em proporções que geram o balanço saudável dos eixos hormonais responsáveis pelo controle da glicemia, do apetite e do processo inflamatório. Esses mecanismos ajudam o corpo a trabalhar em máxima performance, queimando gordura, aumentando o desempenho físico e mental e prevenindo doenças crônicas como diabetes, obesidade e algumas cardiovasculares”, explica Luciana.

Há dois anos, a nutricionista criou o “Blocks for Life”, um programa de reeducação alimentar baseada na “Zone Diet”. Ele foi escolhido pelos organizadores do projeto, pois vem exatamente de encontro com os objetivos esperados. “Trazemos uma perspectiva de combinação alimentar com o propósito de gerar respostas hormonais dentro de uma zona de equilíbrio e controle dos processos inflamatórios de todo organismo”, finaliza.

O projeto “No Shirt, No Problem” foi até o dia 31 de maio e contou com parceiros como Luciana Peixoto Nutricionista – Blocks for Life, A Loja da Torta, Good Food Market, CrossFit Barigui, Coach Maia, Use Leve, Salvena Manipulação e Mandrake Cervejas Artesanais. Abaixo, confira algumas imagens do antes e depois dos competidores.

barigui 1

barigui 2

barigui 3

barigui 4

Revista MyBOX

A MyBOX é uma revista brasileira com edições bimestrais especializada em conteúdo relacionado a exercícios funcionais, ginásticos e de força, além de treinamentos e aconselhamento nutricional por meio de reconhecidos profissionais da área. Com uma proposta colaborativa, pretendemos unir, engajar e dar voz à comunidade adepta da modalidade fitness em todo o país através da canalização e divulgação de informações e conhecimentos relevantes para a comunidade.

Você pode se interessar também por...