5 desculpas das pessoas que evitam o CrossFit

Todos nós já estivemos lá, ansiosos depois de fazer a aula experimental. Essa nova modalidade descoberta, essa nova “coisa” que nos puxa além do nosso limite e, apesar de tudo, nos faz nos sentir melhores do que nunca ao fim de cada WOD, nos dá vontade de contar pra amigos, família, e qualquer um que nos questione. Talvez eles estejam acima do peso, comendo várias porcarias por aí e poderiam se dar muito bem dentro do box, nem que seja 2 ou 3 vezes na semana. Mas eles não pensam da mesma forma. Eles sempre dão desculpas sobre o por quê eles não podem e provavelmente nunca farão CrossFit. Aqui estão 5 das mais ouvidas desculpas do mundo:

1. É muito caro

Já ouvimos isso muitas vezes e de muitas pessoas diferentes. Se você é uma mãe solteira e ganha um salário mínimo, com certeza terá mais dificuldades em manter uma rotina no CrossFit do que um gerente de banco. O ponto aqui é, se as pessoas escalarem suas prioridades, com certeza sobraria espaço para o CrossFit.

Certa vez, ouvimos uma história de um rapaz acima do peso que fumava um maço de cigarros por dia, dizendo que não poderia pagar as aulas. Bom, você não gasta um centavo para cuidar da sua saúde, mas fuma um maço por dia? Desculpa, mas a gente não consegue entender isso.

Da próxima vez que te responderem que não podem pagar pelo CrossFit, simplesmente pergunte o por quê. Talvez você também tenha amigos fumantes ou que gastam dinheiro no que eles não precisam. Diga a eles para priorizar a saúde. E caso ele seja cético sobre isso, experimente presentea-lo com um mês pago de presente de aniversário.

2. Eu não tenho tempo pra isso

Essa desculpa acaba sendo muito parecida com a primeira, com pessoas não querendo gastar seus recursos em sua própria saúde. Mas eles tem tempo para assistir o programa favorito na TV e ficar sentado no sofá com uma long-neck na mão, não têm?

Ah sim, entendemos… Você gosta de assistir TV por horas, principalmente depois de um dia estressante no trabalho. Todos nós precisamos de um tempo sozinhos para relaxar, principalmente com amigos e com a família. Gerenciar o trabalho e a vida social às vezes é bem cansativo.

Mas é aí que entra o CrossFit. Na sua própria experiência, a sensação de terminar um WOD depois de um péssimo dia no trabalho não é sensacional? Se “esbaldar” no box antes de voltar pra casa ver sua família e se jogar no sofá? Talvez algumas pessoas precisem acordar um pouco mais cedo para encaixar o CrossFit no dia a dia. Diga a elas que isso irá valer a pena, seu dia irá render ainda mais!

3. Eu não sou condicionado o bastante

Talvez essa seja a pior desculpa de todas. Quando as pessoas vêem outros atletas fazendo CrossFit, a primeira reação dela será “Minha nossa senhora, esse cara é forte! Jamais vou fazer isso, nem preciso tentar!”

O problema principal aqui é você notar que essa pessoa dá essa desculpa porque ela já sente um certo desconforto com o seu corpo. Pode ser muito magro, acima do peso, obeso, ou até uma pessoa dentro dos padrões médicos, mas sua imagem foi arruinada pelos padrões de beleza globais. Talvez ele também se lembre do quanto as pessoas tiravam sarro na escola pois eram “nerds” ou não jogavam bem esse ou aquele esporte.

Trazer essas pessoas que pensam assim para o CrossFit pode ser difícil. Mas se você trazê-la para o box fazer um WOD com você ou uma aula experimental, eles provavelmente irão perceber que o CrossFit não tem nada de comparações. Monstre-se ansioso para revelar a eles qual é a da comunidade e que o CrossFit não se trata de levantar a maior carga, mas sim de nunca desistir! Entre no YouTube e mostre vídeos de jovens, adultos, idosos que praticam a modalidade. Todos conseguem fazer!

4. É muito perigoso

Muitas pessoas, até mesmo do meio fitness, insistem em dizer que o CrossFit é perigoso. Bem, mas por que isso?

Elas tem medo de coisas que elas não sabem, e por ser uma modalidade muito jovem, a população normal não o conhece muito bem. Se você tem amigos que não querem experimentar por medo de se machucar, faça-o especificar os seus medos. Daí em diante, conte como é a rotina dentro do box, como são as aulas, que o seu coach está ali atento ao que os seus alunos estão fazendo e corrigindo todos os movimentos errados. Também conte quantas vezes você se machucou (nenhuma, caso siga as recomendações do seu coach), e compare isso com outros esportes como futebol, por exemplo, para mostrar o que as estatísticas sempre disseram.

5. Não parece divertido

Por que tudo tem que ser divertido? Para que as pessoas sintam-se motivadas a ponto de uma atividade se tornar diversão. Mas este item combina alguns aspectos dos outros itens, como priorizar a saúde e ter uma concepção desconfigurada do que realmente é o CrossFit.

Por que eles não acham divertido? O que faria isso divertido pra eles? Se tornar mais saudável e mais ativo precisa primeiramente ser divertido?

Mostre a eles que o CrossFit pode ser divertido de diferentes formas, dependendo das necessidades específicas de cada um. Pode ser divertido por causa da interação com a comunidade, por causa dos treinos sem rotina, por causa de que todo e qualquer WOD te deixará melhor em alguma coisa, e por último e não menos importante, porque você irá se sentir muito bem depois de completar a tarefa proposta.

Isso não quer dizer que o CrossFit irá resolver tudo que está errado em nossas vidas. Mas ele certamente irá transformar e direcionar a sua vida para algo muito melhor e mais saudável.

Revista MyBOX

A MyBOX é uma revista brasileira com edições bimestrais especializada em conteúdo relacionado a exercícios funcionais, ginásticos e de força, além de treinamentos e aconselhamento nutricional por meio de reconhecidos profissionais da área. Com uma proposta colaborativa, pretendemos unir, engajar e dar voz à comunidade adepta da modalidade fitness em todo o país através da canalização e divulgação de informações e conhecimentos relevantes para a comunidade.

Você pode se interessar também por...