5 dicas para treinar no inverno

Pois é, chegamos em um período do ano onde o box já não é mais aquele lugar quentinho e aconchegante (se não fosse aconchegante, não estaríamos lá todos os dias, certo?). Alguns dias sofremos com o chão frio, outros com a barra congelante e, ainda outros, nem levantamos da cama quando lemos “Run” no WOD.

Por isso, separamos algumas dicas para você se preparar e se adaptar para treinar no inverno. Antes de lista-las, lembre-se disso: o frio não é tão frio quando você está aquecido!

1. Use camadas de roupas

Muitas pessoas aparecem para treinar vestindo apenas a roupa do treino, o que se resume em uma camiseta e bermuda. Para o verão, está perfeito. Mas, em vez de ficar tremendo durante o briefing do WOD, o mais correto é vestir algumas camadas de roupas para você ir tirando durante o treino. Por isso, use blusas e calças de moletom, camisetas de mangas longas, gorros, entre outros, e vá tirando até estar devidamente aquecido.
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2. Aqueça-se

A última coisa que queremos é começar o WOD frio. Isso vale para qualquer estação do ano. Seu corpo deve estar minimamente aquecido, com aquela gotinha de suor já escorrendo. Se você ficou sentado o dia todo no escritório e foi direto para o box, as chances de se machucar aumentam ainda mais sem a fase do aquecimento. Seu coach obviamente passará o warm up (por isso é importante chegar, no mínimo, no horário), mas algumas pessoas precisam de um pouco mais de tempo até que o corpo esteja 100% pronto.

Se for o seu caso, pense em correr um pouco, remar por 500 metros, pular corda ou fazer alguns burpees antes do início da aula. Ainda, se você sentir que está esfriando durante a transição do warm up, skills e WOD, faça alguns squats ou skipping para manter a temperatura.

3. Vista-se novamente após o WOD

Se você realizou o WOD “as prescribed”, seu corpo estará fervendo e suado, e a última coisa que quer é colocar um moletom ou gorro. Mas essa pode ser a grande diferença em ficar ou não ficar doente. Os poucos segundos que separam você do seu carro podem te dar um resfriado e estragar a sua semana de treinos. Por isso, coloque suas camadas de roupas de volta para garantir sua saúde e seus treinos.

4. Mantenha-se hidratado

Durante o verão, é muito mais fácil lembrarmos da hidratação do que no inverno. Tente beber o máximo de água que puder no inverno, assim como você faz no verão. Hidratação é fundamental em qualquer época do ano.

5. Está doente? Fique em casa.

Todos querem ir para o box o máximo possível. Ninguém quer ou gosta de ficar doente. Se você está se sentindo mal, simplesmente tire um dia de folga. O descanso, o sono e a recuperação irão fazer tão bem para o seu corpo quanto treinar em condições normais.

Revista MyBOX

A MyBOX é uma revista brasileira com edições bimestrais especializada em conteúdo relacionado a exercícios funcionais, ginásticos e de força, além de treinamentos e aconselhamento nutricional por meio de reconhecidos profissionais da área. Com uma proposta colaborativa, pretendemos unir, engajar e dar voz à comunidade adepta da modalidade fitness em todo o país através da canalização e divulgação de informações e conhecimentos relevantes para a comunidade.

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