5 dicas para você alcançar seus objetivos na dieta

via Barbell Shrugged

“Então tá, amanhã eu começo a dieta.”

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Nós sabemos que todos já disseram isso incontáveis vezes quando abrimos a geladeira ou aquele pote cheio de cookies. Pelo menos a maioria de nós. Nós seguimos a dieta à risca por algum tempo. E sim, nós evoluímos. Até que um dia pulamos fora do barco e começamos o ciclo todo novamente.

A chave para a mudança e o progresso duradouro está justamente nessa quebra de ciclo, e, no final, a melhor coisa que você pode fazer é procurar por uma estratégia que funcione pra você. Aqui estão 5 dicas que podem te ajudar nessa estratégia.

1. Escolha um plano que encaixe no seu estilo de vida

Existe um grande estigma associado a palavra “dieta”. Isso acontece, pois, a maioria das pessoas escolhe um tipo de dieta que não se encaixa muito com seu estilo de vida e, por isso, os resultados não aparecem como o esperado.

Quando você diz “eu estou de dieta”, isso implica em dizer que, em algum momento ou outro você estará “fora da dieta”. Por isso, para que o processo seja duradouro e efetivo, você deve escolher um plano que encaixe na sua rotina.

Algumas pessoas gostam de ter uma rotina. Outras precisam de mais liberdade e variedade em todos os aspectos da vida. Se você escolhe um plano que requer muita preparação e muito tempo de cozinha, mas você não gosta de cozinhar, então, o estrago já está feito. Ainda, se sua dieta é muito restritiva e você se chateia rapidamente, você com certeza se sentirá frustrado e incapaz de curtir sua vida social.

Em vez de pular para a dieta da moda, tente fazer pequenas mudanças no seu estilo de vida. Abaixo, segue alguns exemplos que provaram ser bem-sucedidos:

• Se você é inconsistente, utilize algo para você poder acompanhar o que você come e o seu peso corporal. O app “My Fitness Pal” pode ser um grande aliado.
• Se você não gosta de cozinhar, encontre receitas rápidas e fáceis ou, ainda, restaurantes e lojas locais com opções amigáveis.
• Procure por grupos de apoio/suporte onde muitos já obtiveram sucesso. Em última instância, aproxime-se de alguém que você respeita e confia, e peça-lhe ajuda.

2. Tenha expectativas realistas

Então você decidiu passar por uma mudança. Isso é ótimo! Mas, se você está esperando a perfeição, então você já pode estar falhando. E o que é pior: você estará mais suscetível a abandonar seu plano já de cara!

Melhor do que ser “durão” com você mesmo, orgulhe-se do fato de que você está tentando e de que está progredindo. Reconheça suas falhas e suas causas, aprenda com elas e, depois, deixe que o tempo irá deixar esses hábitos fazerem parte da sua vida.

Sua transformação durará um certo período, e isso é normal. Dependendo da sua composição corporal, gênero, idade e nível atlético, uma boa meta é perder aproximadamente 1kg por semana.

Então, tenha isso em mente enquanto você pensa nos seus objetivos e considere quanto tempo essa jornada irá durar.

3. Não coma por outros motivos a não ser fome

Todos nós somos culpados por ir até a geladeira logo após uma refeição, abri-la e começar a procurar por alguma coisa para comer. Fazemos isso sempre, mesmo sabendo o que temos lá dentro, na esperança de alguma coisa magicamente aparecer.

Mas por que fazemos isso? Ainda estamos com fome ou somente estressados ou chateados? Quando chega a hora de comer, permita-se comer até sentir-se satisfeito. Sente e foque-se no fato de que você está comendo. Tanto o seu corpo quanto a sua mente precisam saber que você está satisfeito.

Ao sentar, coloque telefones, celulares, TV e tudo que possa te distrair de aproveitar sua refeição longe. Tente identificar quando alguma sensação que não seja fome está atrapalhando o seu plano. Quanto mais você procurar por estes “gatilhos”, mais fácil será para você pensar num objetivo ou numa atividade mais produtiva. Por exemplo, você poderá sair para uma caminhada, ler um livro ou assistir um filme, se quiser. Manter-se fora da cozinha também é de grande ajuda.

4. Coma grande quantidade

Um dos erros mais comuns que vemos com pessoas que decidem começar uma jornada rumo à perda de peso é escolher alimentos que ainda a deixem famintas e insatisfeitas, tornando-as mais propensas à comer em excesso.

Tire um tempinho e pense nas suas escolhas em relação às suas refeições. Por exemplo, uma barra de proteína parece ser uma ótima escolha, certo? Contudo, pela mesma quantidade de calorias, gordura, carboidratos e proteínas você poderia estar comendo uma refeição completa! Isso acontece porque muitas barrinhas substituem refeições, ou seja, muitas têm mais calorias do que você imagina!

Na foto abaixo, temos um prato com um pouco de ovos mexidos, salada de frutas e abacate. Tudo isso pesa em torno de 450g. Se comparado a uma Quest Bar, por exemplo, temos a mesma quantidade de calorias em apenas 60g.

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Nesta segunda imagem, temos 600g de tomate-cereja comparado a 22g de uma guloseima. Os dois possuem a mesma quantidade de calorias e cerca de 23g de carboidratos. Mas qual você acha que irá te manter satisfeito por mais tempo? A resposta é óbvia, não é?

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Fome é uma sensação terrível. Então, carregue consigo alimentos que não sejam tão densos em calorias ou macro nutrientes. Alguns exemplos são:

• Vegetais: pimentas, pepino, tomate, salsão, abobrinha, cebola e berinjela;
• Frutas: berries, melão, manga e melancia;
• Carnes magras: frango, ponta de lombo, patinho, etc.

5. Anote sua evolução de todas as maneiras possíveis

Toda dieta, assim como todo programa de treinamento, possuí prós e contras. Em uma semana você faz um tremendo de um progresso, mas na outra parece que você regrediu. Então, prepare-se para o sucesso e tente se motivar de todas as maneiras possíveis!

Quem não ama bater um PR no box? Então, com certeza você vai amar estabelecer novos recordes em sua dieta! Aqui estão algumas mudanças que você poderá notar:

Peso Corporal – Semanalmente, pese-se na mesma balança e compare os resultados. O melhor horário para fazer isso é de manhã, logo após sua primeira ida ao banheiro.
Composição Corporal – Tire fotos do seu corpo toda semana. De frente e de costas, somente de cueca para os homens e de top e shorts para as mulheres.
Medidas – Compare as medidas da cintura, peito e quadris.
Humor, Energia e Consistência – Se sentindo melhor com seu corpo? Melhorou seu desempenho no box? Se manteve no plano a semana toda? Parabéns, orgulhe-se e siga em frente!

Revista MyBOX

A MyBOX é uma revista brasileira com edições bimestrais especializada em conteúdo relacionado a exercícios funcionais, ginásticos e de força, além de treinamentos e aconselhamento nutricional por meio de reconhecidos profissionais da área. Com uma proposta colaborativa, pretendemos unir, engajar e dar voz à comunidade adepta da modalidade fitness em todo o país através da canalização e divulgação de informações e conhecimentos relevantes para a comunidade.

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