Anatomia do Exercício – Subida na Argola

por David Lipson e fotos de Robert Reiff

A subida na argola é um movimento ótimo para a parte superior do corpo para desenvolver força, flexibilidade e coordenação nas argolas usadas pela ginástica artística. Apesar da força e da técnica para realizar o movimento serem um desafio para muitos, a subida na argola é na realidade um treino de nível iniciante para os ginastas masculinos. Nele, o(a) atleta vai da posição suspensa abaixo das argolas para uma posição travada acima das argolas. Pense nisso como levantar-se na borda de uma piscina e sair dela – sem a flutuabilidade da água para ajudar e com o deque de concreto substituído por um par de argolas que não são fixas. A subida na argola, no entanto, proporciona uma destreza atlética inigualável.

A POSIÇÃO INICIAL

 fotos de Robert Reiff para The BOX MagPendure um par de argolas de ginástica na altura de seus braços esticados acima da cabeça. Segure nas argolas com as mãos, faça a pegada falsa e fique na posição suspensa.

A pegada falsa proporciona uma alavancagem maior e significa que você está basicamente apoiando a argolas na articulação dos punhos, não nos dedos. Para fazer isso, coloque os pulsos sobre as argolas, depois envolva as argolas com os dedos e o dedão, mantendo sempre os punhos dobrados. Flexione os antebraços para segurar com firmeza.

O MOVIMENTO

fotos de Robert Reiff para The Box MagMantendo os dedos juntos e as mãos fechadas, incline-se levemente para trás e traga as mãos para baixo em direção ao esterno. Esta será a barra (pull up) mais profunda e difícil que você pode realizar.

A ENTRADA

 fotos de Robert Reiff para The BOX Mag
Com as mãos na altura do esterno incline a cabeça para frente e entre os braços (como se fosse cabecear uma bola de futebol), posicionando os ombros acima das mãos à medida que vai descendo com os cotovelos. Você está agora no fundo do mergulho. Mantenha as mãos firmes o tempo todo.

A EXTENSÃO

 fotos de Robert Reiff para The BOX Mag
Impulsione para sair do mergulho para uma posição travada acima das argolas para terminar o movimento. Abaixe o corpo para uma suspensão controlada. A maioria das pessoas tem dificuldade com a técnica ou com a força necessária para a realização deste movimento. Se você está tendo problemas com a técnica, pratique a pegada falsa e ensaie a transição (mantendo as mãos firmes e projetando a cabeça entre elas rapidamente). Se a força é que precisa melhorar, treine barras e mergulhos para desenvolver a força básica.

Revista MyBOX

A MyBOX é uma revista brasileira com edições bimestrais especializada em conteúdo relacionado a exercícios funcionais, ginásticos e de força, além de treinamentos e aconselhamento nutricional por meio de reconhecidos profissionais da área. Com uma proposta colaborativa, pretendemos unir, engajar e dar voz à comunidade adepta da modalidade fitness em todo o país através da canalização e divulgação de informações e conhecimentos relevantes para a comunidade.

Você pode se interessar também por...