Coach’s Corner, com Marcelo Soares

fotos de Rafael Salvador

5D3_5259O head coach Marcelo Soares Santos, do box CrossFit Villa 1378, elegeu “Isabel” como seu treino preferido por trabalhar com um movimento de levantamento de peso olímpico em uma série rápida de dois e seis minutos.

Apesar de ter um nome de princesa, o benchmark do grupo das “new girls” exige muita técnica e força para cumprir a proposta do treino, que é fazer 30 repetições de arranco (snatch) – levantando o peso ideal de 60 kg (homens) e 45 kg (mulheres) – no menor tempo possível.

Segundo Santos, é importante fazer um treino de mobilidade de ombros e tronco antes do aquecimento. “Gosto de fazer o burgener warm-up só com a barra, trabalhando as posições do arranco”, comenta. O burgener warm-up é um aquecimento que inclui seis exercícios educativos importantes para compreender os fundamentos do levantamento de peso olímpico, especialmente a transferência de força e a puxada do arranco.

O conselho do head coach cuiabano é aumentar as cargas progressivamente até chegar ao peso proposto: “Uma boa dica para este WOD é trabalhar o Barbell Cycle (trabalho de habilidade para melhorar a fluidez nos movimentos de LPO, que deve ser feito com uma carga ajustada), sempre mantendo os pés na posição final, prestando atenção à potência de quadril e recebendo a carga na posição Power (em pé, antes do quadril descer até a linha dos joelhos)”.

Outro detalhe importante para o bom desempenho no exercício de levantamento de peso é “utilizar a pegada gancho para manter a consistência e evitar um desgaste maior nos antebraços”.

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Marcelo Soares Santos (CREF 076934-G/SP) é head coach e sócio do box CrossFit Villa 1378 (SP). Formado em Educação Física pela Funec/Santa Fé do Sul/SP e pós-graduado em Treinamento Desportivo pela Universidade Gama Filho/SP. Participou dos cursos da Invictus Athlete’s Camp e do Workshop Klokov Team Winner e possui as certificações CrossFit Level 1 e 2 Trainer, CrossFit Gymnastic Trainer, CrossFit Rowing Trainer, CrossFit Weightlifiting Trainer, CrossFit Mobility Trainer.

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