Coach´s Corner: Natália Caminha

Coach recifense Natália Caminha, sócia do box CrossFit Manguetown

O WOD 15.4 do Open do CrossFit Games de 2015 foi o escolhido pela coach recifense Natália Caminha, sócia do box CrossFit Manguetown, por juntar dois dos seus movimentos favoritos: 1º tempo do arremesso e a flexão de parada de mão, exercícios complexos e de origens bem diferentes, sendo um ginástico e o outro de levantamento de peso olímpico.

Natalia Caminha“Este Open foi especial porque, apesar de ter sido minha primeira participação na competição, fiquei entre as primeiras do Nordeste neste WOD”, afirma Caminha, que, neste workout, conseguiu completar 64 repetições e a primeira série dos três em 2 min 8 s.

A coach confessa que nunca sentiu os ombros tão cansados. “O bacana é que quanto mais os ombros doíam, mais eu queria fazer, para desafiar o meu corpo e ir além dos meus limites”, conta. “O 15.4 foi mesmo um WOD de superação”.

Dicas da coach Natália Caminha

O segredo , segundo Natália Caminha, está na técnica da flexão com parada de mão.“Utilizar bem o kipping (força explosiva) faz toda a diferença”, avalia. Já para o arremesso, ela destaca que a concentração é fundamental para completar as sequências sem errar nenhum movimento.

Utilizar bem o kipping (força explosiva) faz toda a diferença”.

Natalia Caminha

Não se esqueça do kipping na sequência de flexão com parada de mão

Outra dica é fazer um bom aquecimento “com alongamentos estáticos e dinâmicos”, além de trabalhar a mobilidade antes de iniciar as séries.

“É importante realizar uma mobilidade específica para os ombros com a band e abrir bem a caixa torácica com o rolinho de espuma, ou com duas lax balls presas em forma de amendoim”, recomenda.

Para o aquecimento dinâmico, ela também passa um treino de três séries de cinco flexões com parada de mão seguidos do clean (6 vezes com 70% de força, 3 vezes com 85% e uma vez com 100% – levar em consideração a carga do WOD)

Natália Lacerda Caminha (CREF 005312-G/PE) é coach e sócia do Crossfit Manguetown (Recife-PE), formada em Educação Física pela UFPE. Sua capacitação como head coach inclui os títulos de CrossFit Level 1 Trainer e de MVF (Motricidade Voluntária Funcional).

Natalia Caminha

O TREINO

15.4/ POR TEMPO

3/3-6/3–9/3–12/6–15/6–18/6–21/9–24/9…

  • Flexão com parada de mão
  • Cleans (1º tempo do arremesso)
GRAU DE DIFICULDADE

Metabólico: 7
Volume: 8
Técnico: 9
Força: 9
TOTAL: 9 (de 10)

Peso e tempo (ou repetições) ideais

RX (carga oficial)
185 /125 lb em 8’ (homens/mulheres).
Scaled (adaptado à sua capacidade)
AMRAP em 8’ de 10 push press + 10 cleans (1º tempo de arremesso) 95 lb e 115 lb/ 65 lb e 75 lb (para homens/ para mulheres)

Revista MyBOX

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