CrossFit kids e teens para crianças e adolescentes

CrossFit Kids

CrossFit Kids com treinos adaptados para cada criança

No quadro-branco do box de CrossFit, a contagem de duas séries de minhocas, patos e gorilas bravos está longe de ser uma aula de ciências. A ideia é convidar a criança a experimentar formas diferentes de se exercitar. “A criança ganha mais consciência corporal, o que faz com que ela cresça com uma postura correta e ganhe hábitos saudáveis”, afirma o head coach Tiago Heck, do CrossFit Sampa, um dos primeiros a trazer o certificado de CrossFit Kids para o Brasil.

“Não se trata apenas de uma versão reduzida do CrossFit, mas de um programa fundamentado na metodologia CrossFit que foi projetado levando em consideração o desenvolvimento dos jovens em cada faixa etária”, explica Thiago Ferreira da Silva, head coach do CrossFit Mutantes, de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, que também tem a certificação para usar o método em seu box.

Segundo Heck, por trás das aulas de CrossFit para crianças, há um cuidadoso preparo por parte dos instrutores, que seguem uma metodologia que garante a segurança e o desenvolvimento dos jovens praticantes. O método criado originalmente por Greg Glassman foi adaptado para as crianças pelo casal Jeff e Mikki Martin, que criou o programa incentivando os próprios filhos a praticar os exercícios.

“Conheci o casal e os filhos porque fiz minha habilitação de CrossFit Kids no box onde tudo começou, o CrossFit Brand X, na Califórnia. Tive o privilégio de tê-los como professores”, comenta Heck, que explica ainda que o CrossFit Kids é uma marca registrada que exige que o coach tenha uma certificação oficial, assim como o Level 1.

O treino de CrossFit para crianças segue o princípio do desenvolvimento de todas as 10 capacidades físicas que o CrossFit trabalha: flexibilidade, coordenação, agilidade, equilíbrio, precisão, força, velocidade, potência, resistência cardiovascular e até resistência muscular que, segundo Heck, ainda não está muito bem definida fisiologicamente, mas já se pode estimular. “Sempre acreditei que, ao começar cedo, os benefícios do CrossFit são muito maiores e mais duradouros”, afirma o coach.

Melhora até o rendimento escolar

Entre os desafios enfrentados pelos professores, Heck explica que o principal deles é ensinar a criança a realizar o movimento correto, por isso são feitas muitas repetições. “O coach precisa conhecer muito bem os movimentos que o CrossFit utiliza, saber ensinar com muita energia e corrigir sem falar que está ‘errado’ ”, explica.

CrossFit Kids e Teens na CrossFit Sampa

CrossFit Kids e Teens no box CrossFit Sampa


Em sua opinião, hoje em dia as crianças têm um estilo de vida que usa poucos movimentos fundamentais, como agachar e pular, por culpa da cultura do videogame e das cadeiras nas escolas. “Fazer a criança gostar de praticar atividade física é um desafio grande, mas que gera uma recompensa enorme para nós, para elas e para o futuro da nossa sociedade”, afirma Heck.

Já o fisioterapeuta Rodrigo Perfeito ressalta que, além dos efeitos biológicos de aumento da força, melhora da coordenação motora e prevenção de lesões, o CrossFit e outros exercícios podem melhorar o rendimento escolar e o convívio com a família devido ao aumento da capacidade de se concentrar, da disciplina e da socialização, entre outros fatores.

A dinâmica de treinos varia conforme a idade

A dinâmica das aulas varia de acordo com as idades, mas a proposta é estimular a prática de exercícios. “O importante é que a criança e o jovem aprendam os movimentos de CrossFit de maneira lúdica”, comenta o coach Luciano Coelho, do CrossFit BH.

É um treino disfarçado de jogo em que o aluno desenvolve a compreensão do peso corporal e de movimentos ginásticos básicos (agachamento, parada de mão, flexão etc).

Treino para crianças na CrossFit BH


Nas aulas adaptadas, os pequenos passam pelas mesmas dificuldades e pelos mesmos treinos cansativos dos adultos e acabam repetindo a experiência de ajuda mútua, o que estimula o aprendizado de valores sociais e de respeito. “As crianças aprendem todos os movimentos fundamentais que um ser humano precisa para viver bem”, explica Heck, salientando que é preciso ter empatia com as crianças. “Elas têm que achar que você é um super-herói. E você precisa entender o universo delas, pois repetimos várias vezes os mesmos movimentos e não podemos deixá-las entediadas”, completa.

Cargas adaptadas

Com as crianças existe uma limitação de carga, então até os 12 anos elas irão vivenciar muitos movimentos sem peso, outros com pouco peso como medball de 2 kg, barra de alumínio de 5 kg, kettlebell de 4 kg. “Outra adaptação importante é não cobrar performance no Kids, tem que ser lúdico e ponto. Competição, nem pensar”, destaca Heck.

Além disso, em WODs para crianças menores, é importante prestar atenção ao tempo de cada exercício e à dinâmica da aula. “A duração dos exercícios não deve passar de 5 minutos e o coach tem que ficar atento ao comportamento de cada criança, pois a qualquer sinal de cansaço excessivo de alguma delas, a atividade deve ser interrompida”, alerta Coelho. Ele também recomenda que as séries sejam AMRAP (tantas repetições quanto possível) para que todos iniciem e terminem a atividades juntos e que o número de repetições seja baixo, para que a criança consiga contar sozinha.

crossfit kids

Diversão com atividades lúdicas


Entre as orientações da CrossFit Kids, as aulas devem ser divididas em turmas, duas vezes por semana, com duração diferente para cada faixa etária: pré-kids (3 a 5 anos /30 min), kids (6 a 9 anos/40 min), pré-teens (10 a 12 anos/ 50 min) e teens (13 a 17 anos/ 60 min).

Continue lendo sobre: Treinamento com peso pode atrapalhar o crescimento?

Saiba quem oferece aula de CrossFit Kids com coaches certificados

CrossFit BH
Rua da Bahia, 1605 – Belo Horizonte (MG)
crossfitbh.blogspot.com

CrossFit Cambuí
Rua Maria Monteiro, 948 – Campinas (SP)
www.crossfitcambui.com

CrossFit High Pulse
BR 277, 3850 – Curitiba (PR)
www.crossfithighpulse.com.br

CrossFit Mutantes
Victor Hugo Kunz, 751 – Novo Hamburgo (RS)
cfmutantes.wordpress.com

CrossFit Sampa
Rua Traipu, 205 – São Paulo (SP)
www.crossfitsampa.com.br

The Box CrossFit
Av. Luiz Paulo Franco 591 – Belo Horizonte (MG)
www.theboxCrossFit.com.br

Material originalmente publicado na revista MyBOX #03.

Revista MyBOX

A MyBOX é uma revista brasileira com edições bimestrais especializada em conteúdo relacionado a exercícios funcionais, ginásticos e de força, além de treinamentos e aconselhamento nutricional por meio de reconhecidos profissionais da área. Com uma proposta colaborativa, pretendemos unir, engajar e dar voz à comunidade adepta da modalidade fitness em todo o país através da canalização e divulgação de informações e conhecimentos relevantes para a comunidade.

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