Daniela Watanabe é o Brasil nos Games!

Guardem este nome: Daniela Watanabe. Graças a ela, o Brasil estará presente, pela primeira vez, no CrossFit Games. Ela é a responsável por abrir essa porta e por despertar o sentimento de vitória e de novas possibilidades para todos os atletas brasileiros praticantes do fitness competitivo e de alta intensidade. A Revista MyBOX conseguiu, em primeira mão, uma entrevista com a atleta para saber como foi sua preparação e quais são suas expectativas para a competição. Acompanhe a conversa abaixo.

150715_ImagemInterna_DaniWatanabe

Há quanto tempo você pratica exercícios de alta intensidade? Sempre praticou para competir?
Treino há 3 anos e me lembro que quando fui apresentada ao treinamento foi paixão à primeira vista. Com apenas dois meses e meio de treinos fui para a primeira competição: o Torneio CrossFit Brasil 2012 e peguei a oitava colocação. Fiquei tão feliz e surpresa que comecei a me dedicar ainda mais aos treinos. Fui bailarina clássica, fiz judô, karatê e fiz treinamento de musculação por mais de 20 anos, além de ser corredora amadora. Como profissional, sempre trabalhei com treinamento físico (personal trainer e proprietária de uma assessoria de corrida).

Em 2013, me classifiquei em 3º lugar na América Latina por categoria no CrossFit Games Open (a primeira no Brasil). Ainda em 2013, competi no CrossFit Games Regional com a equipe do box CrossFit Jundiaí e ficamos na quarta colocação. Em 2014, me classifiquei em 4º lugar (também a primeira no Brasil) no CrossFit Games Open por categoria.

Quais são as suas expectativas para o mundial?
Este ano fui a 2ª da América Latina no CrossFit Games Open por categoria, primeira no Brasil e 24ª no mundo – entre 6.200 mulheres na faixa dos 45-50 anos. No qualify acabei em 21º no mundo, onde entram somente as 20 melhores para o Games.

Recebi a convocação na segunda semana de junho (Daniela completou 45 anos no dia 12 de junho) e estou muito feliz. Não foi por acaso a minha chegada ao mundial. Estou treinando para isto há mais de um ano.

Chegar onde estou foi realmente uma conquista. Sei que nos outros países a realidade é outra, mas estou treinando duro para fazer o melhor!

A sua ida ao mundial servirá de exemplo para muitos de nossos atletas brasileiros. Você poderia compartilhar conosco como foi o processo de preparação para as competições?
Sou sócia-proprietária e head coach da CrossFit Kerberos, dou muitas aulas durante a semana e tenho meus horários para os treinos. Levo uma vida muito regrada com os treinos e alimentação. Meu ritmo de vida, trabalho, alimentação são direcionados todos para esta competição durante o ano inteiro.

Meus treinos têm, em média, a duração de 2h30 por dia, mas depende muito do período em que estamos no calendário de competição, às vezes são dois períodos.

Os treinos são divididos em força, técnica, Wod e treinos específicos priorizando as deficiências. Agora neste período que antecede o Games, faço dois treinos diários. Além disso, faço quiropraxia e terapia holística.

Meu principal objetivo de 2015 já foi alcançado. Não que eu não almeje o pódio, mas sei que no exterior a realidade é bem diferente da nossa: os treinos de LPO começam cedo e a maioria dos atletas já foram do LPO ou ginastas. No Brasil, estamos começando. Não é parte da nossa cultura, por isso é bem mais difícil. Outro fator é que nossa carga de trabalho, que é bem maior que a dos atletas de outros países. Sem contar com outro fator que é o da suplementação e alimentação que costumam ser bem mais acessíveis e baratas que no Brasil. Uma dica para ir para o Games: “Acredite que tudo é possível, dê sempre o seu melhor, seja focado, nunca desista, sonhe e VIVA CrossFit!”

Dani Watanabe 2

Revista MyBOX

A MyBOX é uma revista brasileira com edições bimestrais especializada em conteúdo relacionado a exercícios funcionais, ginásticos e de força, além de treinamentos e aconselhamento nutricional por meio de reconhecidos profissionais da área. Com uma proposta colaborativa, pretendemos unir, engajar e dar voz à comunidade adepta da modalidade fitness em todo o país através da canalização e divulgação de informações e conhecimentos relevantes para a comunidade.

Você pode se interessar também por...