De pódio em pódio, com Anderon Primo.

Anderon Primo chegou ao mundo do CrossFit como quem não queria nada – seu objetivo era apenas melhorar seu desempenho nas competições de judô, modalidade que pratica desde criança. Acontece que uma vez apresentado à modalidade, o jovem bauruense se apaixonou e o box CrossFit Bauru passou a ser praticamente sua segunda casa, já que passa mais tempo lá do que na própria. “O box é o meu lugar de diversão e felicidade; é lá que fico em paz, onde sei que posso ser melhor que fui ontem”, conta.

O treinamento intenso e variado deu tanto resultado que ele não só evoluiu no judô – foi bronze no campeonato paulista de 2015 na sua categoria, depois de ter faturado a etapa regional e ficado em terceiro na final nacional do campeonato sub-23 de 2014, quando disputou numa categoria acima, já que poderia estar no sub-21 – como se sagrou campeão brasileiro em condicionamento físico no Torneio CrossFit Brasil 2015.

5D3_4143

Campeão do Torneio CrossFit 2015

Anderon admite que a pressão do favoritismo pesou bastante na hora da competição. “Como cheguei a Barueri com a maior pontuação das seletivas regionais, tive que controlar a expectativa para não me atrapalhar durante o evento”, afirma.

Nos três dias de competição em que colocou o próprio condicionamento físico à prova, a prova de natação foi a que mais surpreendeu Anderon. “Ver o Lupa, que é um atleta exemplar, nadando com um braço só foi inspirador”, conta o campeão, também lembrando que os dois caçulas, João Kamimura e Caetano Matalani, não se intimidaram com o desafio. 5D3_3656

O momento crucial que o fez seguir confiante até o final foi quando venceu a sétima prova com dois segundos de vantagem: “Fazer aquele squat snatch foi marcante e me deu confiança para continuar forte e manter a liderança”, destaca Anderon, que terminou a última prova do torneio emocionado, mesmo ainda sem saber qual seria o resultado da contagem de pontos.

“Saí da arena com a sensação de dever cumprido, em paz comigo mesmo”, afirma, citando ainda o que incentivo dos pais e amigos representam. “Amo o que faço e sei que não chegaria a nenhum lugar sozinho. Eles me acompanharam em cada passo, cada dor, cada WOD”.

O pódio

anderonchiquinhoO pódio do TCB 2015 teve um significado especial para Anderon por ter sido ao lado de Lucas Rosa, também de 20 anos, o “guri mais louco do CrossFit”, e do tricampeão do Torneio Francisco Javier Toledo Diaz, ou Chiquinho, que pela primeira vez passou o bastão à nova geração da modalidade.

“Para ser o melhor temos que nos espelhar no melhor, e Chiquinho é o grande campeão do Torneio e isso não vai mudar. É um atleta que respeito muito, por quem tenho um grande carinho”, comenta Anderon. “Para chegar no alto do pódio, me inspirei nele para me tornar melhor do que antes”.

Complemento do judô

Anderon começou a treinar no CrossFit Bauru há três anos a convite do coach Junior Carvalho para melhorar sua preparação física. “Sempre chegava às lutas finais, mas perdia”, reconhece.

A rotina era sair todos os dias do treino de judô e ir treinar com a turma das 20h no box. “Lembro que era sempre o último a sair do box porque sempre queria praticar algum movimento a mais”, recorda.

Com tanta dedicação, não demorou para ser convidado a treinar com a equipe de competições. Isso fez com que seu desempenho melhorasse tanto no judô quanto no CrossFit. As derrotas nas finais de campeonato ficaram para trás e logo os títulos importantes começaram a chegar.

“A variedade de treinos e movimentos e a superação diária me trouxeram para dentro do box e de lá não saí mais. Passei a ficar mais horas treinando e mesmo quando não treinava, ficava observando para aprender tudo aquilo que poderia me tornar mais forte e melhor”, conta Anderon.

A base dos treinamentos

Para manter seu desempenho no máximo, o atleta conta que segue uma rotina com dois períodos de treinos, geralmente com uma hora e meia cada. Mesmo nos dias de descanso, está sempre se movimentando porque não gosta de ficar parado.

Além dos treinos, Anderon explica que há várias pessoas envolvidas na sua formação como atleta, afinal, “para uma casa (atleta) ser forte, ela precisa ter pilares mais fortes ainda”, brinca.

“Tenho o privilégio de ter quatro coaches na CrossFit Bauru. Em casa tenho mais dois ‘coaches’, meus pais, que são fantásticos e sempre me acompanham, em qualquer canto do Brasil. Eles formam minha força como atleta, me motivam, brigam e apoiam. Além disso, sou acompanhado pelos fisioterapeutas André e Zé, pela nutricionista Camila, pelo coach motivacional Wellington, pelos patrocinadores Reebok Brasil, Progenex Brasil, Crowfitness, e não poderia deixar de fora a fantástica equipe de competição da CrossFit Bauru.

5D3_4526

Aprendizado

A primeira participação de Anderon no Torneio CrossFit Brasil foi em 2014, e mesmo que já carregasse toda a experiência em competições de judô, ele confessa que estava muito ansioso. “Neste ano estava mais confiante, mais forte e aproveitei o ano para preparar estratégias e a ser mais fiel a elas”, conta.

E qual seria o segredo dessas estratégias de competição? “Respeitar os limites do corpo e saber a hora exata de fazer pausas nas sequências de exercícios”. Com essa fórmula, o atleta amadureceu: “isso me ajudou a manter a calma nas horas mais agitadas do Torneio”.

O controle psicológico era justamente a maior dificuldade que Anderon enfrentava nas competições. “Neste ano eu estava mais maduro, mas o medo antes da prova sempre vai existir e é fundamental para o atleta”, observa.

Isso tende a ser melhorado a cada competição e se engana quem pensa que ele já se deu por satisfeito. “Quero continuar me superando a cada dia, e em 2016 quero estar preparado para voltar ao Open e ao Regional do CrossFit Games”, conclui o competidor nato.

Histórico de títulos no Crossfit

5D3_4131
34° lugar no Regionals 2014 (Santiago/Chile)
4° lugar Torneio CrossFit Brasil 2014 (Barueri-SP)
2° Monstar Games 2014 (por equipes) (Goiânia-GO)
1° lugar no Torneio por Equipes do Interior de SP (Marilia-SP)
2° Shark Weekend 2015 (São Carlos-SP)
2° lugar Monstar Games 2015 Elite (Brasília-DF)
1º lugar do Torneio CrossFit Brasil 2015 (Barueri-SP)

Você pode se interessar também por...