
Serviço integrado de acompanhamento nutricional e fisioterapêutico atraem os mais de 500 alunos aos boxes da rede Aldeia CrossFit, em Salvador (BA)
“A gente consegue trabalhar a prevenção de lesões, identificar patologias e referenciar necessidades e cuidados, além de garantir um acompanhamento sistemático da qualidade dos movimentos realizados”, argumenta o fisioterapeuta desportivo e sócio da Aldeia Arivan Gomes.
Na Aldeia, um fisioterapeuta avalia o aluno, faz adaptações no treino e prescreve exercícios terapêuticos para o coach incluir na planilha de treinamento. “O trabalho integrado torna o treino mais seguro, adequado e específico para cada atleta”, completa Ricardo Sarmento, educador físico e também proprietário da Aldeia CrossFit.
Na maioria dos casos, os fisioterapeutas acompanham os alunos dentro do próprio box. Em alguns mais específicos, eles são encaminhados para o consultório que funciona na nova sede do Rio Vermelho. A rede Aldeia também tem um calendário de eventos que inclui workshops com fisioterapeutas para tratar de temas como liberação miofascial e mobilidade.

Dentro do box Crossfit Aldeia
“Grande parte das lesões ocorre por sobrecarga articular, que pode ser uma consequência da falta de mobilidade, por exemplo. Então, só o fato de fomentar no indivíduo trabalhos de mobilidade de tornozelo, quadril, coluna e ombros já torna os movimentos mais livres, com menos impacto e menos sobrecarga. Isso é um dos pilares da prevenção de lesões”, explica Arivan.
Foco nas competições
A equipe multidisciplinar desenvolveu ainda uma metodologia de treinamento voltada para reabilitação e prevenção de lesões, já pensando no crescimento do número de competições da modalidade no país.
Além dos atletas de ponta que já treinam no box, entre os quais o atleta olímpico de natação Allan do Carmo e o lutador de MMA Júnior Cigano, a Aldeia começou a formar uma equipe de competição para treinar pesado e com acompanhamento especializado. Lá, os alunos são divididos por categoria, como nos torneios, e aqueles que forem considerados aptos se juntam em equipes para receber treinamento personalizado três vezes por semana.
“A intenção é fazer provas internas para identificar os pontos fortes de cada um e selecionar quem vai entrar em cada campeonato”, avalia Sarmento, coach responsável pelo treinamento dos atletas.
Para incentivar ainda mais a formação de atletas, o box também apoia os coaches Caio Barreira e Diego Bernardes, que competem, oferecendo acompanhamento nutricional e fisioterapêutico, além de uniforme e ajuda de custo para viagens.
Instalações impecáveis
O box Aldeia CrossFit vem crescendo a cada ano. Com os investimentos nos novos espaços, localizados no Rio Vermelho e em Vilas do Atlântico, a rede soma mais de 1.000 m² de espaço dedicado basicamente à formação de atletas.
Em termos de equipamentos, a rede possui instalações com aparelhos nacionais fornecidos pela Mamut Strong, além de remos e airbikes para dar suporte a treinamentos completos.

CrossFit Aldeia
Pensando no bem-estar e nos cuidados com a alimentação dos alunos, a sede do Rio Vermelho, que foi inaugurada em julho de 2015, oferece dois serviços com exclusividade: um consultório para o nutricionista e uma lanchonete com produtos da linha Paleo.
A unidade de Vilas do Atlântico, programada para abrir as portas na primeira quinzena de agosto, também se formou com a sociedade entre Ricardo Sarmento, Fabio Orleans e Arivan Gomes, que esperavam dobrar o número de alunos até 2016. Hoje, a Aldeia CrossFit já está com 8 unidades
FICHA TÉCNICA: Aldeia CrossFit
Endereços:
- Aldeia CrossFit: Travessa Lydio de Mesquita, 2, Rio Vermelho
- Aldeia CrossFit 2: Av. Luiz Viana Filho, 3230, Paralela
- Aldeia CrossFit 3: Rua Dr. José Carlos Minarini, 146, Vilas do Atlântico, Lauro de Freitas
Coaches: 11
Alunos por aula: 22
Site: www.crossfitaldeia.com.br
*Matéria originalmente publicada na edição #05 da Revista MyBOX