Dentro do Box: Aldeia CrossFit

Dentro do box Crossfit Aldeia

Serviço integrado de acompanhamento nutricional e fisioterapêutico atraem os mais de 500 alunos aos boxes da rede Aldeia CrossFit, em Salvador (BA)

A rede de boxes Aldeia CrossFit, que reúne mais de 500 alunos nas oito unidades que mantém em Salvador e Feira de Santana (BA), aposta no acompanhamento multidisciplinar como principal diferencial. Lá, o trabalho dos coaches acontece em paralelo ao dos fisioterapeutas que dão instruções nas aulas fundamentais e nos treinos para reforçar a parte de mobilidade.

“A gente consegue trabalhar a prevenção de lesões, identificar patologias e referenciar necessidades e cuidados, além de garantir um acompanhamento sistemático da qualidade dos movimentos realizados”, argumenta o fisioterapeuta desportivo e sócio da Aldeia Arivan Gomes.

Na Aldeia, um fisioterapeuta avalia o aluno, faz adaptações no treino e prescreve exercícios terapêuticos para o coach incluir na planilha de treinamento. “O trabalho integrado torna o treino mais seguro, adequado e específico para cada atleta”, completa Ricardo Sarmento, educador físico e também proprietário da Aldeia CrossFit.

Na maioria dos casos, os fisioterapeutas acompanham os alunos dentro do próprio box. Em alguns mais específicos, eles são encaminhados para o consultório que funciona na nova sede do Rio Vermelho. A rede Aldeia também tem um calendário de eventos que inclui workshops com fisioterapeutas para tratar de temas como liberação miofascial e mobilidade.

Dentro do box Crossfit Aldeia

Dentro do box Crossfit Aldeia


“Grande parte das lesões ocorre por sobrecarga articular, que pode ser uma consequência da falta de mobilidade, por exemplo. Então, só o fato de fomentar no indivíduo trabalhos de mobilidade de tornozelo, quadril, coluna e ombros já torna os movimentos mais livres, com menos impacto e menos sobrecarga. Isso é um dos pilares da prevenção de lesões”, explica Arivan.

Foco nas competições

A equipe multidisciplinar desenvolveu ainda uma metodologia de treinamento voltada para reabilitação e prevenção de lesões, já pensando no crescimento do número de competições da modalidade no país.

Além dos atletas de ponta que já treinam no box, entre os quais o atleta olímpico de natação Allan do Carmo e o lutador de MMA Júnior Cigano, a Aldeia começou a formar uma equipe de competição para treinar pesado e com acompanhamento especializado. Lá, os alunos são divididos por categoria, como nos torneios, e aqueles que forem considerados aptos se juntam em equipes para receber treinamento personalizado três vezes por semana.

“A intenção é fazer provas internas para identificar os pontos fortes de cada um e selecionar quem vai entrar em cada campeonato”, avalia Sarmento, coach responsável pelo treinamento dos atletas.

Para incentivar ainda mais a formação de atletas, o box também apoia os coaches Caio Barreira e Diego Bernardes, que competem, oferecendo acompanhamento nutricional e fisioterapêutico, além de uniforme e ajuda de custo para viagens.

Instalações impecáveis

O box Aldeia CrossFit vem crescendo a cada ano. Com os investimentos nos novos espaços, localizados no Rio Vermelho e em Vilas do Atlântico, a rede soma mais de 1.000 m² de espaço dedicado basicamente à formação de atletas.

Em termos de equipamentos, a rede possui instalações com aparelhos nacionais fornecidos pela Mamut Strong, além de remos e airbikes para dar suporte a treinamentos completos.

Dentro do box Crossfit Aldeia

CrossFit Aldeia


Pensando no bem-estar e nos cuidados com a alimentação dos alunos, a sede do Rio Vermelho, que foi inaugurada em julho de 2015, oferece dois serviços com exclusividade: um consultório para o nutricionista e uma lanchonete com produtos da linha Paleo.

A unidade de Vilas do Atlântico, programada para abrir as portas na primeira quinzena de agosto, também se formou com a sociedade entre Ricardo Sarmento, Fabio Orleans e Arivan Gomes, que esperavam dobrar o número de alunos até 2016. Hoje, a Aldeia CrossFit já está com 8 unidades

FICHA TÉCNICA: Aldeia CrossFit

Endereços:

  • Aldeia CrossFit: Travessa Lydio de Mesquita, 2, Rio Vermelho
  • Aldeia CrossFit 2: Av. Luiz Viana Filho, 3230, Paralela
  • Aldeia CrossFit 3: Rua Dr. José Carlos Minarini, 146, Vilas do Atlântico, Lauro de Freitas

Coaches: 11
Alunos por aula: 22
Site: www.crossfitaldeia.com.br

*Matéria originalmente publicada na edição #05 da Revista MyBOX

Revista MyBOX

A MyBOX é uma revista brasileira com edições bimestrais especializada em conteúdo relacionado a exercícios funcionais, ginásticos e de força, além de treinamentos e aconselhamento nutricional por meio de reconhecidos profissionais da área. Com uma proposta colaborativa, pretendemos unir, engajar e dar voz à comunidade adepta da modalidade fitness em todo o país através da canalização e divulgação de informações e conhecimentos relevantes para a comunidade.

Você pode se interessar também por...