Dentro do Box: CrossFit Cangaço

Dentro do box Crossfit Cangaço

CrossFit Cangaço

Fortaleza é uma cidade com mais de 4 milhões de habitantes e só existia um box de CrossFit até o Cangaço chegar. Os treinadores Pedro Gomes e Thiago “Pressão” começaram na base do improviso, comandando treinos nas praças e praias da cidade, mas como o número de adeptos cresceu rapidamente eles precisaram se estabelecer e hoje, além da primeira sede, no bairro de Papicu, já estão com uma filial na cidade de Eusébio.

“Queremos expandir ao máximo o CrossFit, principalmente em locais onde as pessoas não têm a oportunidade de praticá-lo”, destacou Gomes, que optou por instalações amplas, com poucas paredes e espaços abertos para acomodar os atuais 120 “cangaceiros”, que é como os alunos são chamados carinhosamente no box.

Preparação física

Apesar de o CrossFit ser a principal atividade do box Cangaço, muitos atletas treinam para desenvolver o condicionamento físico e participar de competições também nas modalidades de corrida, triatlo e jiu-jitsu.

Para treinar campeões, o box funciona todos os dias da semana, inclusive nos feriados, e conta com dois técnicos Level 2 e três técnicos Level 1. Cada treino tem no máximo 15 alunos que são estimulados a superar suas barreiras pessoais e ir além. “Incentivamos todos a participarem de alguma competição de CrossFit, pois sabemos como é importante eles serem colocados à prova”, afirma Thiago “Pressão”. “Muitos alunos precisam competir para perceber o que precisam evoluir e do que são capazes”.

Dentro do box Crossfit Cangaço

Crossfit Cangaço


Depois de um ano de funcionamento, o box já tinha participado de mais de dez competições nacionais e internacionais e, em 2015, foi o box com maior número de inscritos no Open CrossFit Games da região Norte e Nordeste do Brasil. “O número de boxes e praticantes de CrossFit tem aumentado significativamente na região, mas muitos ainda têm dúvidas sobre o que é, que tipo de pessoa pode praticar, se é uma técnica que machuca etc. Alguns profissionais da saúde criticam o método por não o conhecerem a fundo, então desmistificar o CrossFit é o nosso maior desafio”, afirma Gomes.

O headcoach

Antes de ser coach de CrossFit, Pedro Gomes era preparador físico de atletas de vôlei de praia. Ele chegou a trabalhar com duplas do circuito nacional e atletas da seleção brasileira e nessa época já aplicava técnicas de treinamento funcional. “Quando conheci o CrossFit, foi amor à primeira vista, pois cada treino é uma competição individual, já que cada praticante precisa se superar todos os dias. Sem contar que são treinos totalmente diferentes do convencional, com levantamento de peso, saltos, corrida, barra”, explica.

Dentro do box Crossfit Cangaço

“Meu principal objetivo é mostrar aos alunos que eles são capazes de realizar tudo o que eles querem, basta treinar, respeitar o seu corpo e nunca desistir”, Pedro Gomes Neto, headcoach do CrosssFit Cangaço


A evolução constante e os resultados rápidos fizeram Gomes buscar uma formação mais especializada. Depois de tirar a certificação Level 1, ele participou dos cursos da CrossFit HQ (Endurance, Football, Weightlift, Strongman) antes de tirar a certificação de Level 2. “Meu principal objetivo é mostrar aos alunos que eles são capazes de realizar tudo o que quiserem.Basta treinar, respeitar o próprio corpo e nunca desistir. Mostro que ajudar um companheiro de treino a chegar no seu objetivo também é importante. Isso faz com que o box cresça junto, como uma família”.

FICHA TÉCNICA: CrossFit Cangaço

Endereço: Rua Vilebaldo Aguiar, 301 A, Fortaleza (CE)
Espaço físico: 300 m²
Coaches: 5
Alunos por aula: 15
Site: www.instagram.com/crossfitcangaco

Você pode se interessar também por...