Dentro do box: CrossFit Posto 9 (RJ)

CFP9 trocou a praia de Ipanema por box de 1.000 m² na Barra da Tijuca e atrai uma comunidade de mais de 300 alunos, entre eles, famosos como Giovanna Antonelli e Bruno Gagliasso
cfp9_foto

No início, em 2012, o CrossFit Posto 9, ou simplesmente CFP9, reunia a galera adepta dos exercícios funcionais de alta intensidade duas vezes por semana na praia da Barra da Tijuca e duas nas areias de Ipanema, bem em frente ao Posto 9. Mas as aulas começaram a ficar muito concorridas, e o jeito foi abrir um espaço próprio, que acabou sendo na Barra da Tijuca.

“Crescemos mais rápido do que esperávamos e, quando percebemos, já tínhamos mais de 50 alunos em alguns horários na praia”, lembra o head coach João Victor Marmontel, sócio do CFP9 junto com Marcos Viana, Jean-Paul Folch, Sérgio Lazari e Bruno Gagliasso.

A ideia de abrir o box foi do administrador Marcos Viana, que tinha recém-voltado ao Brasil depois de morar por quatro meses em Miami e de treinar no box Reebok CrossFit Miami Beach. “As experiências trazidas de lá foram cruciais para o estabelecimento do padrão que temos na CFP9”, comenta Marmontel, que destaca a interação entre os professores e a motivação e energia dentro da aula como um dos diferenciais do CFP9.

Foco na qualidade de vida

Mais do que formar atletas, o principal objetivo do CFP9 é a melhoria da qualidade de vida dos alunos: “Nossa missão é ensinar movimentos que facilitam o dia a dia de cada um. A mudança estética é apenas uma consequência dos treinos”, explica Marmontel.

Foto: Rafael Salvador

Time Progenix CFP9, no pódio do Monstar Games 2015

No Monstar Games de junho de 2015, a equipe do Posto 9 subiu no ponto mais alto do pódio com João Victor, Gustavo Tostes e Marcos Viana no Time Progenex CFP9. Mesmo com treinos focados em competições, Marmontel conta que participar de competições era um foco pessoal que acabou passando para os demais alunos. “O foco principal continua sendo o padrão ‘ouro’ das nossas aulas”, ressalta.

Com instalações de 1.000 m², o box tem uma área externa para onde as aulas se estendem quando a turma chega à lotação de 40 pessoas. É ali que é possível rolar pneus e é onde ficam os vestiários e o contêiner em que são guardados os materiais de aula.

Foto: Divulgação

As aulas têm lotação máxima de 40 alunos


A loja do CFP9 tem a coleção de roupas e acessórios com o logotipo do box. São camisetas, shorts, bermudas, munhequeiras e até pulseiras desenvolvidas para reforçar o espírito da comunidade que vai se formando dentro e fora do box.

Aula-show

Segundo ele, a seleção de professores é bem rigorosa. “O candidato precisa ser comunicativo, ter capacidade de liderança, além de executar os movimentos de maneira perfeita e saber se comportar em equipe”, explica o head coach, que conta com as certificações da CrossFit Level 1, CrossFit Endurance e CrossFit Competitors.

“Nossa intenção é fugir da aula comum e dar um verdadeiro ‘show’, com aulas dinâmicas e complementares, já que nossa equipe de coaches tem ex-atletas de natação (João Victor Marmontel), de handball (Amanda Schurig), de futebol (Gustavo Tostes) e até de levantamento de peso olímpico (Marc Gregorio)”, afirma Marmontel, lembrando ainda que as aulas costumam ter pelo menos três coaches, cada um cumprindo uma função.

Box CrossFit Posto 9 tem 1000 m²

Box CrossFit Posto 9 tem 1000 m²

Buscamos impressionar nossos alunos com a forma de conduzir a aula, com nossa pontualidade, com a maneira de demonstrar, de motivar e de fazer um alongamento diferenciado”, afirma o head coach, salientando que o box reserva horários para trabalhar capacidades específicas com aulas de mobilidade, remo, força, resistência e aulas para crianças.

Famosos suam a camiseta

Conhecido como o box das celebridades, o CFP9 faz questão de tratar atores como Giovanna Antonneli, Bruna Marquezine, Reynaldo Gianecchini e Bruno Gagliasso como alunos comuns. “Quem primeiro nos apadrinhou foi a Giovana, que continua firme até hoje, e depois dela apareceram outros artistas, mas eles são alunos como todos os outros”, disse Marmontel, que anuncia planos de expandir a franquia para São Paulo.

A verdade é que no CFP9 até os mascotes são famosos, embora só o Jack Russel Terrier Penove, de Viana, tenha direito a perfil no Instagram (@penovedog) com mais de mil seguidores. A fiel escudeira de Marmontel, a Bordercollie Zuca, vai ao box todos os dias, mas ainda não virou estrela nas mídias sociais.

Ficha técnica

Endereço: Rua Major Rolinda da Silva, 104, Barra da Tijuca. Rio de Janeiro (RJ).
Telefone: (21) 37981048
Instalações: 1.000 m²
Coaches: 7
Número de alunos: mais de 300
Alunos por aula: 40
Site: cfp9.com

Matéria originalmente publicada na Revista MyBOX #06

MyBOX SUMMIT Summer Edition

div_SARA-MAT

O CrossFit Posto 9 receberá os atletas Mathew Fraser e Sara Sigmundsdóttir no dia 30 de janeiro de 2016 para o: MyBOX SUMMIT Summer Edition

Você pode se interessar também por...