Dentro do Box – CrossFit ZN2

CrossFit ZN2

CrossFit ZN2

Segundo box de CrossFit da zona norte de São Paulo, o box ZN2, inaugurado em dezembro de 2014, traz a experiência do head coach Marcel Ligero e de mais três sócios, os coaches Beto Torlai, Marleide de Almeida e Bruno Feitosa. O box ocupa uma área de 580 m², inclusive um mezanino onde são feitas aulas com orientação individual ou em pequenos grupos para iniciantes, o que possibilita que os novos alunos possam observar os mais experientes em ação.

Na parede de fundo da sala principal, um grafite gigante assinado por Tico Canato com a imagem de uma caveira dá o tom que o box quer passar para seus alunos. “Gosto da imagem da caveira porque ela mostra que todo mundo é igual, que é preciso deixar o ego do lado de fora e entender que ninguém é melhor que ninguém. Já a coroa representa a liderança, e as asas da águia mostram a força e a energia que contagiam a galera”, descreve Ligero.

Como o box está bem no pé da Serra da Cantareira, por que não aproveitar um pouco da paisagem e do espaço ao ar livre sob a sombra das árvores? Pois foi exatamente o que Ligero e seus sócios fizeram. Mantiveram uma área sem cobertura, instalaram grama artificial, barras e até uma ducha para quem quiser se refrescar. O espaço também é usado para treinos com sled (equipamento para treinar resistência que parece um trenó e sobre o qual é colocado peso) e para fazer alongamentos.

Equipe de competição

Ligero monta treinos específicos para quem quer competir e dá liberdade para que seus atletas treinem separadamente durante a semana. “Nos fins de semana, juntamos todo mundo para os treinos coletivos”, afirma, lembrando que, apesar de recém-inaugurado, o box já participou de sua primeira competição com uma equipe mista. “Fomos ao torneio Giant’s de Avaré (SP), que aconteceu em fevereiro passado, com 30 participantes, sendo 15 homens e 15 mulheres”.

CrossFit ZN2

Box tem 580 m²


Os hábitos de quem começa a praticar CrossFit mudam rapidamente, e seu estilo de vida mais saudável acaba contagiando as pessoas que estão em volta. “As pessoas hoje em dia são muito sedentárias, mas já percebi que os alunos que mais aderem ao método são aqueles que mais sofrem nas aulas fundamentais, pois eles percebem que têm que melhorar e que existem condições para isso”, explica o head coach. “No CrossFit, a gente ensina cada uma a ser autodidata. E a confiança cresce naturalmente”, completa.

Mais do que um método, um jeito de viver

Assim como os primeiros praticantes de CrossFit no Brasil, Ligero também veio de outra modalidade – era personal trainer – e foi absorvendo a nova metodologia à medida que ia treinando. Bastou começar a treinar em 2010 com Joel Fridman para abandonar tudo e se dedicar à nova modalidade. “Quando conheci o CrossFit, aprendi mais do que simplesmente um novo método de exercícios. Aprendi a viver o CrossFit”, disse o head coach Marcel Ligero.

Ligero lembra que no começo, há cerca de quatro anos, havia pouca informação a respeito do CrossFit. “Muita gente não sabia o que era exatamente o CrossFit e como eram os treinos, mas agora os coaches já trazem um pouco mais de experiência e conseguem organizar os treinos de modo a incentivar os mais jovens a crescerem visando a alcançar um nível internacional”, disse.

Já Feitosa era carateca e usava o CrossFit como mais um método de condicionamento físico. Depois começou a participar de competições, inclusive chegou à etapa regional do CrossFit Games, e hoje se preocupa em incentivar e massificar o método de treinos, até mesmo para peneirar melhor os talentos.

CrossFit ZN2

Área externa aos pés da Serra da Cantareira


“Quem está começando hoje, principalmente os que estão na faixa dos 20 anos, está pegando uma boa fase, pois as competições já envolvem uma carga mais alta e têm uma exigência física muito grande, que não é adequada para a galera de 15 anos”, afirma Feitosa, lembrando que a geração dele começou a treinar já na faixa dos 30, ou seja, um pouco tarde.

Na opinião de Feitosa, a experiência do CrossFit Brasil 2014 foi muito boa porque mostrou um novo cenário que vem se desenhando no país. “Os mais novos ainda têm coisas para melhorar, mas daqui a algum tempo, eles vão começar a despontar e superar os mais veteranos”, disse.

FICHA TÉCNICA: CrossFit ZN2

Endereço: Avenida Nova Cantareira, 4066, São Paulo (SP)
Espaço físico: 580 m²
Coaches: 6
Alunos por aula: até 40
Site: www.crossfitzn.com.br

Revista MyBOX

A MyBOX é uma revista brasileira com edições bimestrais especializada em conteúdo relacionado a exercícios funcionais, ginásticos e de força, além de treinamentos e aconselhamento nutricional por meio de reconhecidos profissionais da área. Com uma proposta colaborativa, pretendemos unir, engajar e dar voz à comunidade adepta da modalidade fitness em todo o país através da canalização e divulgação de informações e conhecimentos relevantes para a comunidade.

Você pode se interessar também por...