Com 1200 m² , o box do head coach Ricardo Prudente, em Goiânia, oferece cursos de certificação e atividades que integram a comunidade fitness de todo o Brasil

O box Punk CrossFit tem 1200 m² e o head coach é Ricardo Prudente
Cansado da mesmice da academia de ginástica convencional, o educador físico Ricardo Prudente resolveu ampliar seus horizontes. Ao conhecer a fundo a metodologia de treinos funcionais variados e de alta intensidade proposta por Greg Glassman, Prudente decidiu aprofundar seu conhecimento direto na fonte.
Resultado: fez as malas e foi estudar na Califórnia, onde treinou num dos boxes mais conceituados do mundo, o CrossFit Invictus. A temporada californiana rendeu um convite imperdível por parte da CrossFit Inc., e Prudente se tornou o primeiro brasileiro a certificar treinadores, com cursos ministrados em português.
Na volta ao Brasil, o head coach montou o box Punk CrossFit, em 2013. Seu trabalho passou a influenciar a comunidade fitness não só de Goiânia, mas de todo o Brasil, na medida em que ele passou a realizar cursos de certificação para coachs, sem esquecer o importante trabalho de formação de atletas e também de praticantes em busca apenas de uma qualidade de vida melhor.
O que o motiva no CrossFit?
Tudo começou no final de 2011, quando o estagiário da academia onde eu trabalhava, João Pereira, começou a treinar “esse tal de CrossFit” e chamou minha atenção pelos treinos legais e diferentes. Aquilo despertou o meu interesse, então comecei a estudar o material disponível online para entender os porquês da metodologia e foi aí que me apaixonei de verdade. Encontrei todas as respostas que buscava como educador e isso me motivou a fazer a certificação Level 1 em abril de 2012 em San Diego, na Califórnia. Meu objetivo era passar três meses morando lá e conhecendo a modalidade na prática. Foi justamente isso que me motivou a abrir um box. Eu queria viver, com minha família e meus amigos, aquilo que eu estava vivendo lá. Meu objetivo de vida passou a ser esse.
Conte-nos sobre a sua experiência no Invictus.
Eu não tinha a menor ideia do que era o Invictus ou do que eles representavam. Escolhi este box pois foi onde me senti mais acolhido na busca inicial que fiz pela internet. Quando cheguei, tive a certeza que foi a melhor escolha por causa da maneira como me receberam. Passei a treinar com a galera iniciante (já que eu era um deles) e ficava praticamente o resto do dia assistindo às aulas. Aprendi muito sobre a aplicação da metodologia, principalmente com turmas de pessoas “normais”, e também sobre como conduzir um treino, bem como os exercícios de preparação e aquecimento. Tive aulas técnicas de LPO com o filho do coach Cody Burgener (uma espécie de guru do LPO). Nessa primeira experiência em San Diego só tive um contato com o head coach CJ Martin, em uma aula de sábado que ele comandou. Quando perguntei o que deveria fazer para evoluir, ele recomendou que eu fizesse, além das aulas regulares, as aulas especiais de Endurance e LPO.
O que o Punk tem que os outros boxes não têm?
Acho que o Punk se torna especial pela sua energia. É tanto amor que todos têm pelo Punk que isso faz dele um box ainda melhor.
Vocês promovem atividades extras, eventos ou aulas especiais com os atletas do Punk?
Temos um calendário anual repleto de eventos e aulas especiais. Aos sábados, por exemplo, fazemos o “Churrasco do Punk”, com cerveja, carne assada e muita história boa para contar. Depois do treino, é claro!
Foi assim que se formou a torcida “Mancha Laranja”?
Foi um processo natural, com a galera que sofre e se diverte junta nos treinos diários. Nos campeonatos, estamos lá todos juntos representando a Mancha Laranja pra torcer pelos nossos amigos.
Como vocês conciliam os treinos para atletas que participam de competições e para os demais alunos?
Lá no box, todos fazem o treino juntos, mas existem dois programas de treino regulares. Um trabalha movimentos mais simples e foca mais no resultado. O outro é para atletas/alunos que querem evoluir no esporte. Mesmo quem não quer competir ou pegar tão pesado faz a mesma programação, só adequando a carga e o volume de treino. Não enfatizamos o aspecto competitivo, mas para aqueles que se motivam pra isso, fazemos com que levem o treinamento a sério.
Como a vida dentro do box influencia sua vida fora do box?
Na verdade, depois que inaugurei o box, não tenho mais vida fora dele. Hoje, além de trabalhar sem parar para manter o padrão de excelência, todo o meu convívio social é com as pessoas que participam da nossa comunidade.

Cada aula tem de 15 a 30 alunos
Ficha técnica
Endereço: Rua 1135, 161 – St. Marista, Goiânia – GO
Espaço Físico: 1200 m²
Coaches: 10
Número de alunos: 415
Alunos por aula: 15 a 30
Mensalidade: R$ 299
Site: www.punkcrossfit.com.br
[Leia a matéria completa na Revista MyBOX #08 ]