Emoção e parceria no Torneio CrossFit Brasil 2015

por Leandro Alleoni

O primeiro dia de Torneio CrossFit Brasil começou nublado e chuvoso, mas sem motivos para atrapalhar a primeira prova, que foi realizada nas piscinas da Secretaria da Mulher de Barueri. Na categoria feminina, Anitta Pravatti, da CrossFit Selva, foi a grande vencedora, levando os primeiros 100 pontos, com o tempo de 9min04seg. No masculino, Denrik Paoli mostrou que também é um bom nadador, finalizando a prova em incríveis 8min02seg. Um dos melhores momentos do dia foi a participação do atleta Luiz Renato, o Lupa, que quis competir mesmo depois de operar o tendão do bíceps, finalizando a prova em 27º lugar. Assim como nos Games, a prova dentro d’água fez algumas vítimas, que pela falta de familiaridade com a modalidade acabaram decepcionando e perderam valiosos pontos para conseguir uma boa colocação no Torneio.

Foto de Rafael Salvador para Revista MyBOX

Na parte da tarde, atletas e público dirigiram-se para o Estádio Municipal José Corrêa para a 2º prova do dia. Enquanto atletas faziam força para achar uma repetição máxima de cluster (clean + thruster), o público sofria e fazia de tudo para ajuda-los a levantar a barra. Neste momento, os no reps dados pelos judges deixavam todos esbravejando! Por exigência de Joel Fridman, os atletas não poderiam levantar os calcanhares no thruster, o que dificultava ainda mais o movimento. Tata Rebane, da Templo SA, e Evandro Barbosa, da CrossFit Ribeirão Preto, foram os vencedores, com repetições válidas para 85 e 130kg, respectivamente.

Foto de Rafael Salvador para Revista MyBOXTrês minutos depois de levantar peso, as mesmas baterias voltavam a suar as camisas para a realização da terceira e última prova do dia. Logo após 1 RM de cluster, 20m de handstand walk, 20 snatches e 20m de walking lunges, quantos muscle ups você conseguiria fazer até estourar o time cap de 6 minutos? Com 46 repetições, Antonelli Nicole, da CrossFit Brasil, levou os 100 pontos, enquanto Gilson Duarte, da Fúria, foi o vencedor da terceira prova com 53 repetições.

“As 5 primeiras colocadas entre as mulheres, Anita Pravatti, Tata Rebane, Vivi Aiello, Danielle Nogueira e Marina Hohmann tiveram performances bastante consistentes nas 3 provas (que eram bem diferentes, o que mostra quão completas são essas atletas!), com destaque para a Anita, que foi mais do que regular, ficando entre as primeiras colocadas nas três. Entre os homens, Denrik Paoli finalizou o primeiro dia em primeiro lugar após desempenho espetacular nas 2 primeiras provas, mesmo caindo um pouco na 3ª. Anderon Primo apareceu em 2º, indo muito bem em todas as provas e o tricampeão Chiquinho, crescendo a cada prova, terminou o dia em terceiro”, disse Lupa.

Sábado, segundo dia de Torneio e muita coisa para acontecer. A primeira prova, realizada do lado de fora do ginásio, teria 200m de corrida seguidos de 50m puxando o trenó, com 50 saltos duplos de corda antes de retornar ao sled e correr mais 200m. Nada mal para aquecer um dia cheio de reviravoltas na classificação geral. Na categoria feminina, Anitta Pravati, com um objetivo muito óbvio e claro em mente – o de ser campeã -, terminou a quarta prova com o tempo de 6min09seg, somando mais 100 pontos na tabela. No masculino, Lucas Rosa sobrou, levando os 100 pontos com direito a um sprint no sled e tempo recorde: 5min58seg. Com as pernas literalmente fritando na primeira prova do dia, momentos inspiradores nos fizeram acreditar e ter certeza de que o que a CrossFit Inc. faz é muito mais do que uma metodologia de ensino. Quem se lembra de Chiquinho ajudando Denrik Paoli a finalizar a prova, com as pernas bambas e completamente fragilizadas? E Luana Soares empurrando Marília Ferreira para a última volta? Quanta emoção para a primeira prova do dia!

Foto de Rafael Salvador para Revista MyBOX

Uma hora e meia depois, lá estavam os atletas mais bem condicionados do país prontos para mais um desafio! Dessa vez, clean & jerks e uma escada maligna de wall balls os aguardavam. Apesar disso, o que fizeram Anderon Primo e Vivi Aiello foi impressionante! As palavras que ouvíamos no ginásio eram que eles haviam “passado o trator” em cima dos outros competidores, como se a primeira prova não houvesse exigido nada dos membros inferiores. Mais 100 pontos para cada um deles!

Mais uma hora e meia de descanso e recuperação antes da última prova do dia: uma mistura de subida na corda, box jump e dumbell snatches pe-sa-dos. E mais uma vez um dos competidores deu show de força e condicionamento físico. Cassiano Lessing, da CrossFit SP, foi arrasador, e deixou os demais atletas brigando pela segunda colocação. Entre as mulheres, de novo ela: Anitta Pravatti, finalizando a prova em 11min28seg e despontando na tabela. E o clímax da prova foi para a última bateria masculina, onde João Kamimura, o caçula do Torneio com apenas 16 anos, precisou da ajuda de todos os atletas e do público presente para continuar na prova. O garoto de Bauru sofreu com os dumbell snatches, mas levou o público ao delírio pela sua garra e perseverança! Com certeza todos saíram arrepiados e inspirados do Ginásio José Corrêa.

Terceiro e último dia. Quem seria o grande vencedor? Quem teria forças para manter a regularidade e a alta performance nas três últimas provas? Para começar o dia, Joel Fridman, o “Dave Castro brasileiro”, preparou um WOD que exigia bastante capacidade cardíaca e respiratória e, posteriormente, força, equilíbrio e coordenação. Duas séries de KB Swing seguidos de burpees over the box para, na sequência, segurar uma série de 4-3-2-1 de barras pesadas acima da cabeça e quebrar a paralela no overhead squat, que também trouxe momentos de amizade e muita parceria do lado de fora do ginásio! Anderon Primo novamente levou a melhor, garantindo mais 100 pontos cruciais para assumir a liderança definitiva! Entre as mulheres, Antonelli Nicole foi a mais rápida, o que também garantiu algumas posições para a atleta.

De volta para o Ginásio, a arena já estava montada para a famosa sequência 21-15-9 de thrusters com 1 pé na barra, um peito na barra e 1 muscle bar, que machucaram bastante as mãos de alguns atletas, como Vivi Aiello e Neílson Nogueira, que finalizaram a prova com as mãos todas ensanguentadas. Quanto aos vencedores, Luiza Dias, da Elo CrossFit, levou os 100 pontos da categoria feminina, e no masculino, Chiquinho foi o mais rápido, seguido de perto por Raffi Vaz, Gilson Duarte e Anderon, sempre nas primeiras posições. Foto de Rafael Salvador para Revista MyBOX

Para decidir o homem e a mulher mais bem condicionados do Brasil, deadlifts pesados e handstand push ups com déficit. Resultado? Muitas vítimas. Alguns atletas não conseguiram finalizar suas séries para melhorar suas posições na tabela. Cansaço acumulado, músculos contraídos e enrijecidos, dor…. Tudo isso foi comprovado pelo público, que gritava e empurrava os atletas a cada tentativa, fosse ela bem ou malsucedida. Diferente da maioria dos atletas, Antonelli Nicole e Chiquinho esbanjaram boa forma e experiência para fechar a última prova em primeiro lugar e definindo o pódio do Torneio CrossFit Brasil 2015.

Em resumo, o fim de semana de Torneio CrossFit Brasil foi assim: surpreendente. Anderon Primo perseguiu os líderes e, quando alcançou a ponta, não a largou mais! Anita Pravatti, por outro lado, mostrou desde o início que o lugar mais alto do pódio era dela! Chiquinhoc e Antonelli Nicole melhoraram suas performances no decorrer das provas, e Antonelli deu show na última prova do Torneio! O garoto de 20 anos Lucas Rosa também mostrou que é um atleta de ponta, fechando o pódio juntamente com Tata Rebane nas terceiras posições! Além dos atletas, quem mais deu show foi a torcida presente em Barueri, que os incentivou a todo momento e, de quebra, bateu o recorde de arrecadação de alimentos. A Revista MyBOX parabeniza todos os atletas, organizadores, apoiadores e também todos que fizeram deste o melhor #tcb2015 até então. Agora é treinar e se preparar para o verão!

Fiquem ligados em nossas redes sociais, publicaremos imagens e vídeos tiradas por nossa equipe durante o evento ainda esta semana.

Leandro Alleoni

A MyBOX é uma revista brasileira com edições bimestrais especializada em conteúdo relacionado a exercícios funcionais, ginásticos e de força, além de treinamentos e aconselhamento nutricional por meio de reconhecidos profissionais da área. Com uma proposta colaborativa, pretendemos unir, engajar e dar voz à comunidade adepta da modalidade fitness em todo o país através da canalização e divulgação de informações e conhecimentos relevantes para a comunidade.

Você pode se interessar também por...