Anatomia do Exercício – Handstand Push Up

artigo da The Box Mag, dos Estados Unidos.

A flexão com parada de mão (handstand push up ou HSPU) é uma técnica de ginástica olímpica muito eficiente para o desenvolvimento da flexibilidade e da força na parte superior do corpo, juntamente com altas doses de coordenação e equilíbrio.

No movimento, o atleta fica na posição invertida sobre as mãos (em geral apoiado em uma parede). Partindo de uma posição travada de apoio, o atleta eleva e abaixa seu centro de gravidade ao flexionar os braços e com isso aproximar e afastar a cabeça do chão… ou abaixando quando impulsando a partir de blocos ou argolas.

Essa técnica é o ponto de partida para movimentos de ginástica mais avançados e é uma ferramenta que se mostrará valiosa para diversas outras áreas do condicionamento físico.

Configuração do Exercício

270715_AnatomiaHSPU1

Encontre uma parede lisa e alta que não tenha obstáculos. Coloque as mãos no chão numa posição levemente mais larga do que o tamanho de seus ombros, distante cerca de 20 cm da parede, e posicione as pernas numa posição dividida (uma dobrada para frente e a outra esticada para trás).

Mantenha os braços esticados e o abdômen firme, lance a perna de trás para cima, em direção à parede; a perna da frente virá em seguida. Você está agora de cabeça para baixo, com a barriga e a cabeça voltadas para fora.

1 – A POSIÇÃO

270715_AnatomiaHSPU2

Destrave os cotovelos e dobre-os, permitindo que sua cabeça comece a se mover para baixo e levemente em direção à parede. A cabeça deve ficar na frente das mãos até encostar de leve no chão.

2 – A EXECUÇÃO

A partir da posição abaixada, impulsione para cima para apoiar e traga a cabeça entre os braços para finalizar.
270715_AnatomiaHSPU3

Invista nos treinos para melhorar este movimento. Comece impulsionando as pernas na parada de mão e treine e fortaleça o apoio na parede com o handstand hold. Para melhorar gradualmente, faça repetições lentas e controladas de cabeça para baixo (basicamente treinando a descida e a subida) ou reduza a variedade de movimentos se você for iniciante (colocando almofadas no chão, embaixo da cabeça). É importante estar sempre na presença do seu coach para evitar lesões no pescoço e cervicais.

270715_AnatomiaHSPU4

Revista MyBOX

A MyBOX é uma revista brasileira com edições bimestrais especializada em conteúdo relacionado a exercícios funcionais, ginásticos e de força, além de treinamentos e aconselhamento nutricional por meio de reconhecidos profissionais da área. Com uma proposta colaborativa, pretendemos unir, engajar e dar voz à comunidade adepta da modalidade fitness em todo o país através da canalização e divulgação de informações e conhecimentos relevantes para a comunidade.

Você pode se interessar também por...