Movidos a café com manteiga

por Elke S. Nelson, Ph.D.

280815_PostBlog_CafécomManteiga1
Por mais que as gorduras sejam crucificadas, existem algumas (acredite se quiser) que você deveria consumir mais. As pessoas saudáveis acordam num estado naturalmente propenso a queimar gorduras. O cortisol, o hormônio do estresse, deve estar relativamente alto e sua motivação de sair da cama e começar o dia deve estar em alta também. O hormônio grelina é ativado e estimula a fome matinal. O que acontece depois é o que os americanos fazem errado: cereais, bagels, muffins, barras de granola, etc. Ao introduzir os carboidratos no café da manhã, você estimula a insulina e desliga a queima de gordura. Consequentemente, você entra num círculo vicioso de altas e baixas de energia, acompanhado da necessidade de comer com mais frequência. Em outras palavras, aquela tigela de cereal da manhã pode fazer você passar o dia mais preocupado com o que vai comer a seguir do que com o trabalho que precisa ser feito.

Experimente o café com manteiga. Como muita gente depende de uma xícara de café para “acordar”, por que não combiná-lo com deliciosas gorduras saudáveis? O consumo de gorduras saudáveis logo de manhã promove a queima de gordura e pode deixar você satisfeito durante horas. No caso do café com manteiga, há dois tipos de gordura: os triglicerídeos de cadeia média (TCMs) e a gordura da manteiga de alta qualidade.

Os TCMs, conhecidos por sua presença no óleo de coco, podem fornecer energia rápida (daí sua dificuldade de serem armazenados como gordura), iniciar a cetose (uma forma de queimar gordura) e aumentar a clareza mental. Enquanto isso, a manteiga orgânica não só proporciona saciedade de longa duração, mas também várias importantes vitaminas lipossolúveis (A, D e K2). É também uma rica fonte de ácidos graxos combinado ao ácido linoleico.

Mas você não tem que ser um monge para desfrutar os benefícios do café com manteiga – basta experimentar um dos produtos abaixo.

CAFÉ BULLETPROOF

Simples e rápido de preparar, saudável e espumante, o café da marca Bulletproof é daqueles que deixa a gente satisfeito ao longo de toda manhã e evita a fome durante a tarde. Parte de uma linha variada de produtos bio criada por Dave Asprey, que teve a ideia de lançar um café com manteiga ghee (clarificada) depois de se sentir energizado ao experimentar o chá com manteiga de iaque no Tibete. O café Bulletproff é um mix de três ingredientes: café feito com água filtrada, grãos com baixa toxicidade e alta qualidade e o óleo que ele desenvolveu e batizou de Brain Octane (TCM C8 purificado [ácido caprílico]) e manteiga ou ghee (manteiga clarificada) orgânica. Asprey começa o seu dia com esta mistura há mais de sete anos.

Para melhores resultados, Asprey recomenda preparar o café da seguinte forma: duas colheres e meia de sopa de café moído na hora, 1 a 2 colheres de sopa de óleo, 1 a 2 colheres de sopa de manteiga sem sal e 227 mililitros de água. Para evitar um possível efeito laxante, Asprey aconselha ir aumentando aos poucos a dose de óleo adicionado ao café. Se você não é fã de café, pode adicionar o óleo no chá, na vitamina ou na salada.

CAFÉ CAVEMAN

Dedicada a fornecer produtos puros e nutritivos baseado num estilo de vida ativo e de alto desempenho, a marca Caveman oferece grãos de origem controlada, produzidos por uma única família na Colômbia. São dois tipos de café: White Gold e Black Diamond. O primeiro apresenta uma cor esbranquiçada por causa de seu processo de torrefação (torrado apenas o suficiente para extrair água) e o segundo, mais escuro, é uma mistura de grãos de um único produtor. Para garantir a alta qualidade, os grãos de café foram testados por um laboratório de alimentos certificado nos Estados Unidos. O café Caveman é ideal para fazer café espresso ou na cafeteira tipo French Press. É delicioso quando misturado com o óleo TCM que a própria empresa desenvolveu (uma mistura de C8 e C10 [cáprico] extraídos de plantações sustentáveis de coco) e manteiga ou ghee (mantieiga clarificada) orgânicas. Para um sabor de coco mais rico, você também pode misturar o café com creme de coco.

O INDIANO COFFEE ++

A empresa indiana Pure Indian Foods é conhecida pela deliciosa variedade de manteigas ghee que produz, mas agora está oferecendo um produto combinado de óleo TCM com manteiga ghee orgânica, feito para simplificar a preparação do café com manteiga. O nome “Cofee ++” representa os dois aspectos positivos do produto feito à base de dois óleos que foi desenvolvido especialmente para adicionar ao café. A manteiga ghee orgânica representa dois terços do Café ++, enquanto o terço restante é uma mistura de TCM (C8 e C10) de coco e de palma. Compatível com a dieta Paleo, este café é livre de caseína, lactose, soro de leite e glúten. Se você preferir tomar com chá, sem problemas. Basta acrescentar Coffee ++ direto no chá quente ou em algum caldo.

Revista MyBOX

A MyBOX é uma revista brasileira com edições bimestrais especializada em conteúdo relacionado a exercícios funcionais, ginásticos e de força, além de treinamentos e aconselhamento nutricional por meio de reconhecidos profissionais da área. Com uma proposta colaborativa, pretendemos unir, engajar e dar voz à comunidade adepta da modalidade fitness em todo o país através da canalização e divulgação de informações e conhecimentos relevantes para a comunidade.

Você pode se interessar também por...