O que a ginástica tem a nos ensinar?

Os movimentos ginásticos são fundamentais nos treinos dentro do box. Mais que aumentar a carga, o desenvolvimento da força e o controle corporal são essenciais para compreender o mecanismo de cada exercício. Só assim é possível aprimorar as técnicas e o rendimento no treinos.

Não é à toa que a tão sonhada subida na argola demora mais para ser dominada. A preparação de uma base forte começa com os exercícios básicos (e que às vezes não damos a devida importância) como o hollow e o arch rock.

O seminário promovido pela CrossFit foi desenhado justamente para compartilhar os princípios da ginástica aplicada à metodologia CrossFit e para abrir um espaço de trocas de experiências entre coaches, atletas e praticantes. Com um time de peso ao redor do mundo, o seminário oficial de Treinadores de Ginástica desenvolvido por Jeff Tucker é certificado pela CrossFit e pretende capacitar coaches e atletas para um melhor desempenho nos treinos ginásticos.

Entrevista com os coaches Charles Bennington e Sean Velas

Pela primeira vez no Brasil, os coaches Charles (Chuck) Bennington e Sean Velas ministraram o curso de Treinadores de Ginástica da CrossFit, no box Born To, em São Paulo. Com a interpretação da coach Paula Esboriol, os dois dias de curso foram intensos com exercícios práticos e dicas para melhorar o rendimento e o treinamento de ginástica.

De acordo com Bennington, uma das principais dúvidas que os participantes costumam ter é sobre como convencer os alunos a diminuir o ritmo e a construir uma boa base de ginástica na força, quando o kipping, sendo mais rápido e mais “duro” facilita e muito os movimentos. “Isso é algo que os coaches do mundo todo precisam lidar”, disse.

Em entrevista à MyBOX, os coaches contaram um pouco da experiência que é dar cursos em boxes pelo mundo todo e as impressões que tiveram no Brasil.

Durante o seminário, vocês puderam observar alguma particularidade dos praticantes brasileiros?

Como os boxes da CrossFit estão crescendo bastante no Brasil desde 2010, não parece que aqui a prática é focada e direcionada tanto em competições, como nos Estados Unidos. Nós sentimos que isso é ótimo, pois a maior parte dos nossos clientes e atletas precisam estar mais focados em aperfeiçoar os movimentos básicos e em se divertir nos treinos.

Quais costumam ser os erros mais comuns?

O que vemos no mundo todo é atletas com dificuldades de entender o quanto de força eles precisam aplicar no abdômen e nos glúteos nos movimentos ginásticos, além de respeitar a importância da flexibilidade e da mobilidade. Todos querem passar horas levantando peso, mas ninguém quer passar o tempo trabalhando alongamento e mobilidade.

A ginástica envolve movimentos complexos que requerem força e técnica. Mas para chegar lá, nós precisamos ser bastante persistentes. O que os motiva a continuar treinando e dando aulas?

Aprender como nos mover e usar nosso corpo é tão importante porque é algo que precisamos fazer do momento em que nascemos ao momento que morremos. Quanto melhor você conseguir movimentar o corpo, melhor será a sua qualidade de vida. É maravilhoso poder compartilhar com praticantes de todo o planeta. Não há pressa em progredir, pois todos deveríamos querer isso para o resto das nossas vidas.

Para aqueles que querem melhorar o treinamento em ginástica, quais outras atividades complementares vocês recomendam?

Escalada para ganho de força dos membros superiores, paddle boarding ou surf para o equilíbrio e ioga para a flexibilidade e consciência corporal.

Algum conselho para os seguidores da metodologia CrossFit do Brasil?

Nunca se esqueçam por que vocês se apaixonaram pelo CrossFit em primeiro lugar e foquem no básico e na comunidade muito mais que em competições.

Assista ao vídeo do curso

A passagem dos coaches por São Paulo foi rápida, mas a boa notícia é que eles voltam ao Brasil em novembro para um segundo seminário. São dois dias de treinos com dicas de exercícios educativos.

CrossFit Gymnastics Trainer Course

Quando: 19 de novembro de 2016
Onde: Born To CrossFit
Endereço: Rua Diogo Jácome, 661, Moema, São Paulo-SP
Inscrições abertas: https://www.regonline.com/builder/site/Default.aspx?EventID=1872680

Revista MyBOX

A MyBOX é uma revista brasileira com edições bimestrais especializada em conteúdo relacionado a exercícios funcionais, ginásticos e de força, além de treinamentos e aconselhamento nutricional por meio de reconhecidos profissionais da área. Com uma proposta colaborativa, pretendemos unir, engajar e dar voz à comunidade adepta da modalidade fitness em todo o país através da canalização e divulgação de informações e conhecimentos relevantes para a comunidade.

Você pode se interessar também por...