Os efeitos do “rolinho”

Os diferentes tipos de espumas cilíndricas (do inglês, foam roller), informalmente conhecidas como “rolinho”, já são usados em diversos programas de treinamento e condicionamento físico e até mesmo recreativo, simplesmente devido à sua praticidade e melhora de desempenho, tais como: aumento da amplitude de movimento, melhora da recuperação e também da performance. Embora tais benefícios serem baseados em conhecimentos práticos, a evidência empírica sobre os reais efeitos e sobre este tema em geral começou a ganhar atenção de estudos para identificar os verdadeiros impactos do foam roller sobre o desempenho de atletas.

foam roller

O rolinho e a flexibilidade

Nos últimos anos, muitos estudos foram feitos sobre a melhora da flexibilidade e da amplitude de movimento. Evidências mostram que usá-lo melhora a flexibilidade de curto prazo (aguda) e que esta melhoria dura por, no mínimo, 10 minutos. Além disso, mostrou tambémque usa-lo com regularidade melhora a flexibilidade a longo prazo (crônica). Enquanto a grande melhora da amplitude de movimento é comprovada, ainda não há nada certo sobre a real diferença e a melhora em se fazer séries de 20 ou 60 segundos – os resultados aparentam ser eficazes tanto com 20 ou 60 segundos.

O rolinho e a performance

Historicamente, o alongamento estático tem feito parte da rotina típica de aquecimento para aumentar a flexibilidade, pelo menos até os últimos anos, onde tem sido mostrado, em alguns estudos, que este provoca a redução da produção de força, de potência de saída, da velocidade na corrida, do tempo de reação e da resistência. Ainda, o aquecimentto dinâmico, com a utilização do rolinho, está tomando o lugar do aquecimento estático, ou pelo menos, está sendo bastante utilizado como um complemento.

É importante ressaltar que em muitas pesquisas realizadas e analisadas (apesar de não estarem completas e ainda, tão profundas), não foram encontrados impactos negativos no desempenho atlético. Na verdade, uma dessas pesquisas mostrou que ele pode melhorar a força, agilidade e a velocidade quando utilizado com outros movimentos preparatórios dinâmicos. Como resultado, tudo indica que o famoso e dolorido rolinho traz um ótimo complemento para a sua rotina de treinos.

O rolinho e a recuperação

Uma das principais razões para a utilização dos foam rollers é para acelerar o processo de recuperação pós-exercícios e reduzir os efeitos da dor muscular tardia. Independente dos estudos ainda serem recentes sobre qualquer tipo de assunto ligado a utilização do “cilindro do mal“, pode ter certeza que esta técnica pode servir como uma ferramenta valiosa para atletas e competidores de alta intensidade e alta performance – especialmente durante períodos de treinamento e competição extenuantes.

via Science for Sport

Revista MyBOX

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