Pegada firme

Na maioria dos esportes e atividades funcionais de grande impacto como levantamento de peso, lutas e até mesmo no tiro esportivo, é fundamental ter a pegada firme. Muitas vezes ela é subestimada nos WODs, mas ainda assim se recomenda dar uma atenção especial a ela. É o que sugere o mestre Arnold Schwazenegger no livro Encyclopedia of Modern Bodybuilding, dizendo que todos os levantadores de peso não usem faixas para auxiliar ao levantar pesos maiores. A justificativa? A força da pegada deve progredir na mesma velocidade que sua habilidade de levantar pesos maiores.

140715-Imagem-Interna-PegadaFirme0

As atividades funcionais realizadas em cada box não fogem a essa premissa. Para realizar longos períodos de treino em barras, argolas, e levantar pesos irregulares como troncos, sacos de areia, manejar os kettlebells e ainda por cima ter pique para uma série pesada de push-Ups você precisa ter a pegada ajustada e firme para cada atividade. Infelizmente nem todos treinam sua pegada como deveriam, e é aí que surgem problemas.

Com a pegada forte, além de garantir ombros mais saudáveis é possível realizar muito mais repetições. Os ombros, cotovelos e articulações são sempre prejudicados, pois compensam o esforço que as mãos não suportam, resultando em lesões e menor tempo dedicado aos treinos.

Vale lembrar que a pegada é composta por um conjunto de músculos do antebraço, mãos e dedos. Preparar adequadamente esse sistema garante muito mais resultados nos WODs. As capacidades a serem treinadas para potencializar a sua pegada devem ser condizentes com as habilidades possíveis.

É importante treinar a resistência à abertura, quando você comprime algo entre a palma da mão e os dedos ou resiste à gravidade, sem poder soltar, comum em treinos de jiu-jitsu e treinamentos com barra. Força no esmagamento, quando você comprime e/ou esmaga algo entre os dedos sem a sua flexão ou utilização da palma da mão, comum em escaladas. Outra pegada que deve ser treinada é a força de mão aberta, onde não é possível utilizar os dedos, presente em esportes com fat bars ou cordas, por exemplo.

Treine sua pegada e deixe o treino ainda mais resistente e dinâmico, sem se preocupar com lesões ou estresse demais nos ombros. Abaixo, listamos 6 exercícios que contribuem para o aumento de força destas áreas e músculos e podem trazer muitos benefícios durante o WOD:

1. Wrist Roller
140715-Imagem-Interna-PegadaFirme1

2. Hex Dumbell Holds
140715-Imagem-Interna-PegadaFirme2

3. Plate Pinch
140715-Imagem-Interna-PegadaFirme3

4. Fat Bar Holds
140715-Imagem-Interna-PegadaFirme4

5. Grippers
140715-Imagem-Interna-PegadaFirme5

6. Farmer Carry
140715-Imagem-Interna-PegadaFirme6

Revista MyBOX

A MyBOX é uma revista brasileira com edições bimestrais especializada em conteúdo relacionado a exercícios funcionais, ginásticos e de força, além de treinamentos e aconselhamento nutricional por meio de reconhecidos profissionais da área. Com uma proposta colaborativa, pretendemos unir, engajar e dar voz à comunidade adepta da modalidade fitness em todo o país através da canalização e divulgação de informações e conhecimentos relevantes para a comunidade.

Você pode se interessar também por...