Por que usar a pegada gancho?

Não importa quem nós sejamos; todos temos problemas e desafios similares (senão idênticos), em nossas vidas de atletas. Se estamos tentando fazer um snatch ou um clean com a barra, os próprios movimentos ditam os desafios universais que todos temos com esses levantamentos. Quando executamos tais movimentos do chão, a barra terá que “viajar” muito mais na direção vertical para chegar ao topo do que qualquer outro movimento. Devido a isso, a velocidade é um dos principais fatores nesse momento. Velocidade inadequada = falha.

Ainda, outro problema é que nós temos que segurar a barra com ambas as mãos nesses movimentos. Como resultado, nossa pegada tem muitas chances de escorregar durante a fase de puxada. Pegada ruim = falha.

Exatamente por esse motivo, nós precisamos de ajuda especializada para realizar os movimentos olímpicos. Essa ajuda se chama hookgrip, ou então, pegada gancho!

Um dos primeiros artigos sobre isso saiu em uma revista especializada em 1967. De acordo com Fred Lowe, 3 vezes campeão olímpico, no outono de 1967 ele havia levantado 120.5kg no snatch, mas só conseguia consistência com a barra mais leve, entre 111-116kg. Exatamente por isso, seu coach apresentou a técnica do hook grip. No começo, Lowe sentiu-se bastante desconfortável, mas 3 WODs depois já estava se acostumando. Pouco mais de 8 semanas depois, seu snatch subiu para 124kg, e, em seguida, para 126kg. Após 5 meses, ele encaixou um snatch de 130kg e, ainda, se tornou muito mais consistente com mais repetições entre 85-92% de 1 repetição máxima. “Isso não aconteceria sem a pegada gancho”, disse ele.

Então, por que a pegada gancho? Porque nosso problema (e nossa solução) é universal, e nossas circunstâncias variam apenas em alguns níveis. Nem todos somos especialistas em levantamento de peso ou atletas de CrossFit. Mas se queremos maximizar nosso potencial para os movimentos olímpicos, isso não acontecerá com uma pegada insegura. Nós somos todos uma grande família com os mesmos problemas, e a pegada gancho é a forma mais segura para todos nós, não importa a carga que você esteja levantando.

Com certeza você já ouviu as palavras “tente isso, você vai gostar!”. No caso do hookgrip, podemos facilmente dizer “tente isso, você não vai gostar!”. Porém, a partir do momento que você se acostumar, você vai entender porque ela é melhor. Se você ainda não usa, comece com cargas mais leves para se acostumar com a pressão nos dedões e prepare suas mãos para tentativas mais pesadas. Caso ainda sinta desconforto após um período, passe esparadrapo ou alguma fita em volta dos dedões para te ajudar.

Daí, quando chegar a hora de realizar uma escada de snatch, clean, ou qualquer outro movimento olímpico, você estará preparado e seguro! Ainda existirão outros desconfortos e desafios, mas perder ou deixar a pegada escapar não será mais um deles.

Fonte: CF Weighlifting

Revista MyBOX

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