A dieta paleo para iniciantes

por Elke S. Nelson, Ph.D. CFL-1

P: Eu adoraria experimentar a dieta Paleo. Eu malhei a vida inteira e me sinto bem, mas sei que se eu comesse clean seria mais saudável, teria mais disposição e possivelmente teria até mesmo um desempenho melhor. Você tem alguma dica sobre como um atleta esguio de 25 anos que faz CrossFit cinco vezes por semana poderia adotar a dieta Paleo sem medo de emagrecer e sacrificar os ganhos de força?

R: A dieta Paleo é um ótimo ponto de partida quando se trata de comer clean, mas esse não tem de ser o objetivo. Em outras palavras, use os princípios da Paleo como uma plataforma para sua abordagem alimentar clean, mas seja realista. Se você é jovem, saudável, bastante ativo e sem qualquer preocupação com doenças autoimunes, então não fique obcecado com os pequenos detalhes. Em vez disso, foque em mudar seus hábitos e estilo de vida como uma estratégia para implantar a alimentação clean. As recomendações a seguir podem ajudar você a fazer isso.

Planeje à frente.

240915_PostDietaPaleo1É difícil manter o peso e a força quando não se come o suficiente, e as pessoas muitas vezes não comem o suficiente quando embarcam na onda Paleo pela primeira vez porque não sabem o que comer e/ou não tem comida tipo Paleo disponível. Portanto, dê a si mesmo opções. Antes de fazer a sua transição para uma alimentação clean, faça um estoque de barras de proteínas integrais e compre proteína em pó e/ ou aminoácidos de cadeia ramificada. Como adotar a dieta clean significa comer comida de verdade, faça com que o foco de suas aventuras no supermercado seja a qualidade das carnes, ovos, vegetais, frutas, azeites e nozes. Também é uma boa ideia manter avocados, leite de coco, batatas e arroz branco na dispensa; use essas opções com pouco açúcar para fornecer quando necessário uma fonte fácil de calorias extras para refeições e lanches.

Cozinhe em quantidade.

Você pode preparar em poucas horas alguns quilos de carne na panela elétrica, assar diversos quilos de frango no forno e cozinhar no vapor vegetais para a semana inteira. Enquanto estiver fazendo tudo isso, cozinhe uma dúzia de ovos de forma que eles estejam prontos para serem consumidos.

Consuma bastante carboidratos.

240915_PostDietaPaleo2Incorpore batatas ricas em nutrientes, abóboras e até mesmo o arroz branco, que é pobre em nutrientes, porém inócuo, em sua dieta. As alimentações Paleo e clean não são sinônimas de menor ingestão de carboidratos, mas muitas pessoas que trocam para a clean tendem a diminuir seu consumo de carboidratos — propositalmente ou não. Uma estratégia para manter o peso e continuar melhorando sua força no box é manter a ingestão adequada de carboidratos; para alguns atletas, isso poderia significar entre 100 e 200 gramas de carboidratos para sustentar os treinos e ajudar na recuperação nos dias mais exaustivos.

Foque na gordura como fonte de energia.

Muitos homens, na realidade, lutam para conseguir comer o suficiente durante o dia, portanto, comer mais gorduras — que fornece 9 calorias por grama, comparado com 4 calorias por grama para os carboidratos e a proteína — pode ser benéfico. Tente acrescentar azeites de qualidade ao seu café da manhã e seja farto com o azeite na hora de cozinhar e à mesa. 240915_PostDietaPaleo3Leite de coco integral — uma fonte de gorduras/calorias relativamente barata — pode ser usado nos shakes e vitaminas de proteínas.As gorduras também ajudam a manter distância de guloseimas açucaradas, o que pode ser exatamente o que você precisa para se manter fiel à sua jornada pela alimentação clean.

Descanse e durma.

É durante o descanso e as horas de sono que você evolui. Consequentemente, pouco descanso e sono insuficiente resultam em crescimento e recuperação insuficientes, independentemente da dieta que você estiver fazendo. Sem descanso e sono, não há bom desempenho. Ponto final.

Revista MyBOX

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