Princípios básicos da alimentação paleo

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por Dra. Roberta Marquezini

A alimentação paleo é destinada não somente às pessoas que precisam emagrecer, mas também àquelas que querem ter uma vida mais saudável. Podemos sintetizá-la em quatro regras principais:

1. Não consumir açúcar;
2. Não consumir alimentos industrializados;
3. Eliminar os grãos e seus derivados;
4. Moderar o consumo de laticínios (priorizar os fermentados, como queijos, coalhada e iogurte natural).

Abaixo, sugerimos um exemplo de cardápio. Embora não existam regras quanto à quantidade, tampouco contagem de calorias, para orientações mais específicas procure sempre um profissional habilitado em nutrição e que atue em consonância com este estilo de vida.

Café da manhã:

Café preto (se preferir pode ser enriquecido com leite de coco ou óleo de coco, manteiga ou creme de leite fresco);
Ovos mexidos ou cozidos ou omelete.

Almoço e Jantar:

Verduras e legumes à vontade com azeite de oliva;
Carnes em geral.
Obs.: quem precisa emagrecer deve evitar o consumo dos tubérculos e raízes (mandioca, cará, inhame, batata doce, cenoura, beterraba). Entretanto, se o seu objetivo é adquirir hábitos alimentares mais saudáveis e manter o peso, pode consumi-los.

Lanches:

Mix de Oleaginosas (castanha de caju, castanha do pará, nozes, amêndoas, avelã, etc);
Iogurte natural integral com morangos picados ou com coco ralado sem açúcar.
Obs.: Consuma frutas com moderação. E se o objetivo for emagrecimento, dê preferência àquelas com pouca quantidade de açúcar, tais como abacate, coco, frutas vermelhas (morango, cereja, mirtilo, amora), maçã verde, pêra, maracujá e limão. Evite os sucos das frutas.

Dra. Roberta Marquezini – Nutricionista Clínica

Alimentação Paleo/LCHF

Email: nutripaleo@hotmail.com

Manaus – AM

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