Seja um super-herói

texto por Lara Machado, blogueira e praticante de CrossFit

Os relacionamentos interpessoais são construídos através das mensagens e informações transmitidas de pessoa para pessoa. É através da maneira que nos comunicamos que tornamos nossas conexões mais profundas, que expressamos nossas vontades e desejos, que contamos nossa história, como as pessoas e, até mesmos como nós nos enxergamos.

São muitas as formas que utilizamos para nos comunicar e a linguagem corporal é um exemplo enfático, silencioso e inconsciente de transmitir aquilo que estamos sentindo. Você já deve ter escutado essa frase aos montes: “um olhar vale mais do que mil palavras”! E é exatamente isso. Podemos falar várias frases de efeito ao nosso respeito, mas se o nosso corpo se expressa de maneira contrária, o que falamos pode soar como falso, inseguro ou ter um efeito totalmente oposto àquilo que esperávamos.

A linguagem corporal reflete nosso estado de espírito e até pensamentos quando sequer imaginamos que alguém possa estar nos observando. A linguagem corporal é tão importante na transmissão de uma mensagem quanto na mudança do efeito que ela causa sobre você e sobre o receptor da informação. Essa forma poderosa de comunicação também muda a direção dos nossos pensamentos e sentimentos.

poses

poses-2

Uma pessoa que apresenta uma postura curvada, com ombros para frente, braços recolhidos ou cruzados, olhar baixo, geralmente apresenta uma personalidade insegura, pessimista e submissa. Enquanto que uma pessoa com olhar altivo, ombros largos, postura ereta, transmite confiança, poder, segurança e boas ideias.

Já percebeu que quando comemoramos vitórias temos o instinto de saltar e dar pulos no ar com os braços esticados, cabeça erguida para que o grito ecoe mais alto, nos sentindo poderosos?! Do mesmo modo, quando estamos depressivos e chorosos temos a tendência de nos curvar inteiro como se quiséssemos proteger todo nosso corpo.

Chyna Cho vibra pela performance no Evento 2 dos Games 2016.

Chyna Cho vibra pela performance no Evento 2 dos Games 2016.

Esses comportamentos e formas de comunicação moldam como somos vistos e como nos sentimos em relação a nós mesmos. A pesquisadora e psicóloga social Amy Cuddy relata que esses comportamentos são capazes de modular nossos níveis de cortisol e testosterona, hormônios ligados ao estresse e as emoções.

Uma vez que seja necessário apresentar uma postura mais confiante, Amy sugere que se nos colocarmos na posição de super-heróis com braços e peito abertos, cabeça elevada durante 2 minutos (como se quiséssemos ampliar o espaço que ocupamos), somos capazes de influenciar e remodular nossa percepção consciente para uma situação mais otimista e uma relação de poder mais confiável. Quando estiverem nessa posição lembre-se de esvaziarem a mente e focar na respiração.

É com base nessa teoria que times de futebol americano, rugby e outros entram em campo. Os gritos de guerra e as recolocações posturais de seus atletas ultrapassam o mero conceito de palavras motivacionais e ativam circuitos hormonais que desencadeiam uma série de benefícios e vitórias.

Em campeonatos de CrossFit, por exemplo, muitos atletas pausam para o descanso com a cabeça baixa e as mãos ou antebraços apoiados nos joelhos. Sei que muitas vezes nem pensamos como agir na arena, mas essa é uma posição em que seu corpo grita esgotamento físico e sua mente chora a derrota à vista, enquanto o atleta ao lado até se motiva a fazer umas repetições a mais. A sua postura realmente reflete maior ou menor desempenho na arena. Por isso, tente sempre descansar na posição de super-herói, com a cabeça erguida e o olhar para o alto.

Posição geralmente utilizada para descanso. Reflete exaustão e derrota.

Posição geralmente utilizada para descanso. Reflete exaustão e derrota.

A postura do super-herói é uma técnica de estima, confiança e segurança utilizada para enfrentar grandes desafios como campeonatos, entrevistas de emprego, conquistas de parceiros, abertura de empresas, provas ou qualquer outra situação desafiadora em que nos encontremos.

Experimente sentir essa mudança de vibração e sensação de controle nas suas mãos!Não fique aí parado, pensando que super-heróis existem apenas em histórias em quadrinhos e telas de cinema. Haja como um, sinta-se como um e enfrente todos os seus desafios como um super-herói.

A vitória em qualquer desafio acontece primeiro na mente, depois no corpo e, consequentemente, na situação imposta!

Posição de super-herói de Jason Khalipa antes de uma prova.

Posição de super-herói de Jason Khalipa antes de uma prova.

Revista MyBOX

A MyBOX é uma revista brasileira com edições bimestrais especializada em conteúdo relacionado a exercícios funcionais, ginásticos e de força, além de treinamentos e aconselhamento nutricional por meio de reconhecidos profissionais da área. Com uma proposta colaborativa, pretendemos unir, engajar e dar voz à comunidade adepta da modalidade fitness em todo o país através da canalização e divulgação de informações e conhecimentos relevantes para a comunidade.

Você pode se interessar também por...