StrongMan e a alta intensidade

Strongman Champions League Gibraltar. Foto: Tony Evans.

Strongman Champions League Gibraltar. Foto: Tony Evans.


por Thiago Almeida, Level 1 Trainer, Head Coach da CF Voraz e Coach da CF São Bernardo, CF Weightlifting Trainer, inscrito e ansioso para o CF Strongman Trainers Course Argentina, em maio de 2015.

Imagine o seguinte cenário: um campeonato de aptidão física com provas de carregamento de objetos alternativos por longas distâncias no menor tempo possível, desenvolvimento com barras ou dumbells acima do próprio corpo, puxar ou empurrar veículos, levantamentos terra com cargas elevadas e tombamentos de pneu. Agora, pense em um esporte no qual o atleta que conclui a prova em primeiro lugar e continua na arena incentivando seus adversários a terminarem. Seria essa a descrição de uma competição de CrossFit ou de um campeonato de Strongman? A resposta é que qualquer uma das alternativas está correta. Nessa matéria, veremos a semelhança entre essas duas incríveis modalidades, praticadas por pessoas obstinadas pela intensidade e que aprenderam a superar os limites do próprio corpo.

Juntamente com o Powerlifting (levantamento básico), Kettlebells (girevoy sport) e Levantamento de Pesos Olímpico, o Strongman é uma das modalidades que empresta seus elementos para o CrossFit na categoria força. Certos da importância dessa modalidade, a CFHQ mantém uma equipe de especialistas sob o comando de Rob Orlando, que viaja pelo mundo e aprimora os coachs dispostos a aplicar essa fantástica ferramenta.

Também conhecido como atletismo de força, a modalidade Strongman no formato atual tem seu início nos Highland Games, na Escócia, que eram eventos de demonstração de força que incluíam o lançamento de troncos e carregamento de pedras.

As competições atuais podem aplicar provas tanto de uma única disciplina ou fazerem uso de medleys que combinam diferentes exercícios. Da mesma forma que o CrossFit, o treinamento de Strongman não utiliza máquinas, priorizando barras e diversos objetos alternativos de difícil manuseio. A rusticidade é o orgulho desta modalidade.

Muitos são os atletas que conseguiram expressivos resultados nos CF Games e que possuem background esportivo no SM, e esses são conhecidos por ocuparem os primeiros lugares nas provas de predominância de força. O atleta canadense Lukas Parker, presente nos CF Games desde 2010 e 5x campeão do Canada West Regionals, utiliza elementos do SM em sua periodização, na fase básica de aquisição de força.

Por ser praticado em curtos espaços de tempo e com altíssima intensidade, o SM tem como característica básica a predominância da via energética ATP/CP, que fornece grandes quantidades de energia imediatamente. Mas não se precipite em achar que os Strongmans são apenas caras fortes e com baixa capacidade cardiorrespiratória. Os atletas desta insana modalidade buscam também o desenvolvimento de outras capacidades (outro ponto em comum com os atletas adeptos do método CrossFit).

Levantamento de stone em suporte elevado.

Levantamento de stone em suporte elevado.

A precisão é fundamental nos levantamentos de pedras e atlas stones em suportes altos, a velocidade é essencial para conseguir cumprir as provas de forma rápida, e, se o cardio central e periférico não estivesse em dia, não seria possível a recuperação entre as 5 provas que normalmente compõe um dia de competição de SM. É comum notar, principalmente ao término das provas de tração ou carregamentos os atletas se hiperventilando, e em pouco tempo já estão empenhados na preparação para as provas seguintes. Nada mal para grandalhões com mais de 130kg.

Fale com seu coach e inclua elementos de Strongman no seu treinamento. Isso vai tanto ajudar a diminuir o tempo da sua Fran e também elevar seu PR nos grandes levantamentos! O uso de fat bars, cilindros (kegs) parcialmente cheios de líquido, sacos de areia e outras cargas instáveis vão te ajudar a se manter no seu caminho de buscar estímulos constantemente variados.

Prof. Esp. Thiago Reis Almeida, pós-graduado em Treinamento Desportivo

Campeão da primeira etapa 2014 do Brazilian Strongman League CBSM da categoria até 90kg – Confederação Brasileira de Strongman

Arbitro da CBSM

CREF 122129- G/SP

Revista MyBOX

A MyBOX é uma revista brasileira com edições bimestrais especializada em conteúdo relacionado a exercícios funcionais, ginásticos e de força, além de treinamentos e aconselhamento nutricional por meio de reconhecidos profissionais da área. Com uma proposta colaborativa, pretendemos unir, engajar e dar voz à comunidade adepta da modalidade fitness em todo o país através da canalização e divulgação de informações e conhecimentos relevantes para a comunidade.

Você pode se interessar também por...