Talento Teen, com Luiza Marques

Luiza Marques tem 14 anos e é atleta da Punk CrossFit, em Goiânia. Ela foi mais uma ginasta que acabou trocando as barras assimétricas e argolas pela alta intensidade dentro do box. Ela competiu no Monstar com a equipe da Punk CrossFit e ficou em 9º lugar no ranking da Teen Gauntlet 2015 (categoria Varsity). Se na ginástica os treinos trabalhavam apenas uma parte de seu condicionamento físico, com o coach Ricardo Prudente ela encontrou um treinamento variado e novos desafios.
luiza marques

“Fui atleta de ginástica artística de 2005 a 2012 e treinava seis horas por dia, de segunda a sábado. Com muita força de vontade, aprendi a conduzir o meu dia com disciplina, mas eu já não queria mais aquela rotina para mim”. Por coincidência, sua nutricionista, Rayssa Ribas, que já treinava num box, recomendou a metodologia e logo Luiza embarcou na nova rotina de treinos quando tinha 12 anos. “Às vezes preciso faltar na escola por causa de competições, mas minha mãe exige sempre notas acima de 8, então estudo bastante”, explica a jovem atleta.

Na opinião de Luiza, a rotina da ginástica era mais puxada. Mas rendeu frutos, entre os quais o título de campeã nacional de ginástica artística em 2011 (individual geral). Já no CrossFit, a atleta conquistou os títulos de campeã brasileira de levantamento de peso (sub 15, em 2015) e de vice-campeã na categoria sub 17 (2015) e também no Campeonato Brasileiro de MMT para Teens.

A mãe Laryssa Marques reconhece que tem receio dos WODs que envolvem cargas, mas que confia nos profissionais que a acompanham. “Sempre a acompanhei nos treinos e competições, mas confesso que não é fácil controlar as emoções e muitas vezes precisei transparecer calma para que ela entrasse na competição mais tranquila”, reconhece. Mesmo assim, a mãe comenta que vê o quão feliz Luiza está fazendo o que gosta e que por isso a apoia. “Isso é próprio dela e desde pequena fez o que gostava e bem feito. Tenho enorme admiração pela determinação dela“, acrescenta.

Você pode se interessar também por...