O atleta paulistano Tarcio Santos, 28 anos, vem construindo uma trajetória focada nas competições e destacou-se nos últimos anos como um dos melhores do Brasil. Em 2013, 2014 e 2015 terminou a etapa Open do CrossFit Games como o brasileiro mais bem condicionado na categoria individual.
Hoje, o coach do box CrossFit Moema já iniciou a periodização de treinos rumo ao CrossFit Games de 2016. “Sempre gostei de praticar esportes e quando disputei o CrossFit Brasil pela primeira vez percebi que tinha uma oportunidade única de evoluir”, lembra o atleta que até então só tinha contato com a metodologia de treinos pela internet.
Leia também: Dani Watanabe, a primeira brasileira a brilhar nos Games.
No início, Tarcio treinava ao lado do sócio Rodrigo Rocha e o que era apenas uma brincadeira entre amigos competindo durante os WODs acabou virando uma convicção, já que o paulistano acabou descobrindo seu lado competitivo. “Isso também fez com que evoluíssemos rápido”, observa, salientando que a vontade de se superar é o que o fascina nos treinos.
“Quando comecei a treinar, há cinco anos, tinha várias deficiências, mas alcancei os meus títulos porque sou persistente e foco os treinos nas minhas fraquezas”
Clique na miniatura para visualizar a galeria
Apesar de seguir uma rotina puxada com duas a três sessões de treinos por dia, além das aulas que dá no box, o coach diz que não tem do que reclamar porque faz o que gosta. Segundo ele, basta programar o dia a dia, embora isso “não seja fácil porque a modalidade ainda não é profissionalizada no Brasil”.